Hoje, o filme O Último Azul, dirigido por Gabriel Mascaro, levou o Urso de Prata no 75º Festival de Cinema de Berlim. O longa é uma coprodução entre Brasil, México, Chile e Holanda e tem no elenco Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás, Adanilo, Rosa Malagueta, Clarissa Pinheiro e Dimas Mendonça. O prêmio concedido pelo grande júri é o segundo mais importante do festival, um dos mais importantes do cinema mundial.
Em entrevista à GloboNews, Rodrigo Santoro disse que "O Brasil precisa ser descoberto pelo mundo. Nosso país é incrível, temos um potencial absurdo. Ser reconhecido com essa relevância, pelo cinema, tem a ver com o nosso amadurecimento como país". Já a protagonista, Denise Weinberg, comentou que "Receber isso aqui é um resgate para nós, artistas brasileiros, da dignidade e da autoestima. A vida presta, como diz a Fernanda Torres (...) O cinema brasileiro está fazendo um movimento de ir para fora, com muita consciência do que está fazendo." O Correio Braziliense publicou um vídeo de Santoro comentando a vitória, ele está abaixo:
A produção brasileira também ganhou o prêmio de melhor filme da competição concedido pelo júri ecumênico, além do prêmio dos leitores do jornal "Berliner Morgenpost". Já o filme premiado com o Urso de Ouro foi o drama norueguês Dreams (Sex Love). A lista completa dos vencedores pode ser lida aqui. E, para quem quiser assistir os indicados brasileiros ao Oscar, uma maratona de filmes de Fernanda Torres e outra de Walter Salles, o Canal Brasil estará dando esse presente. Como O Pagador de Promessas não foi listado pelo Canal Brasil, sugiro o excelente vídeo do Sociocrônica sobre o seu diretor, Anselmo Duarte. Saiu hoje:
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário