O Pro Shojo Spain comentou uma pesquisa do Gooranking sobre quais doramas inspirados em mangá foram os melhores de 2024. Há um mangá josei importante, Tsukuritai Onna to Tabetai Onna, publicado na Espanha no top 10. Fui olhar e vi que havia bastante mangá josei e shoujo na lista, mas, como os votos, espantosos 6.495, o Gooranking normalmente trabalha com muito menos, estavam concentrados nos quatro primeiros colocados, traduzi o top 10 e os mangás femininos que aparecem entre o 11º e 20º lugar. Coloquei links para as páginas em sites de dorama, porque pode ter um nome em inglês, um título alternativo em português e, assim, quem se interessar, vai atrás. Depois da lista, comentarei algumas coisas. Segue o ranking.
10. Shoujiki Fudousan 2 (Mizuno Mitsuhiro/Natsuhara Takeshi e Ootani Akira) - 18 votos (seinen)
Dos dez títulos no top 10, quatro são yuri, ou GL (girls love), termo que está sendo cada vez mais usado. O primeiro e o segundo lugar são derivadas de um mangá shounen que já teve dorama, também. Temos dois dramas médicos, um josei e um seinen, aliás, o derivado de mangá feminino melhor colocado é um deles. Só há um romance escolar no top 10 e é shounen. Business Kon ~Suki ni Nattara Rikon shimasu~ está como "smut". Será que é TL? Achei cinco capítulos no Bato.to em uma língua que eu não domino, não vi sexo. NADA nem passando perto. Só uma tensão entre os protagonistas, que estão em um casamento de conveniência com uma única cláusula inegociável, eles não podem se apaixonar.
Tsukuritai Onna to Tabetai Onna, que já vai na segunda temporada, tem ótimas discussões sobre diversidade sexual, em especial, a assexualidade. A autora, inclusive, milita na causa mesmo. Basta olhar o Twitter dela. Já Shoujiki Fudousan sobre um corretor imobiliário que, por causa de uma maldição, não pode mentir. E temos os que estão entre o 11º e o 20º. Yuzuki-san Chi no Yon Kyoudai。teve anime em 2023 e é uma graça. Usotoki Rhetoric parece ser muito legal. BLUE MOMENT, eu não conhecia. É sobre um pessoal que trabalha com previsão de desastres meteorológicos e defesa civil. E há só um BL solitário.
Yuri atraia o público masculino, será que é isso? E, claro, são mulheres bonitas, isto é, dentro do padrão, por isso, o sujeito pode fantasiar que é uma terceira parte nessa relação? Será que é isso? No BL, não dá para fazer isso e em Tsukuritai Onna to Tabetai Onna, com mulheres fora do padrão, talvez não dê, também. Isso renderia outro post, que já está escrito no blog em alguma discussão sobre telenovela, claro.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário