O Sora News trouxe uma matéria sobre a decisão da direção da Shounen Jump, a mais importante antologia de mangás do Japão, de aumentar os valores pagos aos artistas novatos. A mensagem postada no Twitter é a seguinte: “Gostaríamos de informar a todos que o pagamento mínimo de manuscrito para mangás serializados ou one-shot na Shonen Jump foi aumentado, com efeito a partir de novembro de 2024. Com base nos lucros de vendas recebidos dos leitores da Weekly Shonen Jump (edições impressa e digital), continuaremos a fazer tais reservas no futuro para produzir melhores ambientes de trabalho para os criadores da nossa revista.”
【ご報告】
— 少年ジャンプ編集部 (@jump_henshubu) November 18, 2024
『#週刊少年ジャンプ 』本誌で連載・読切掲載する場合の最低原稿料を24年11月掲載分より改訂しましたので、ご報告させていただきます。
読者の皆様からいただいた雑誌(紙版・電子版)の売上利益を基に、弊誌作家さんのより良い執筆環境作りへ今後も改訂を重ねてまいります。 pic.twitter.com/k2krA7V52w
Com a mudança na tabela de pagamentos, os artistas receberão um mínimo de 31.350 ienes (US$ 206) por página colorida e 20.900 ienes (US$ 139,30) por página em preto e branco. Segundo o SN, "A grande maioria das páginas de mangá é publicada em preto e branco, e assumindo uma contagem média de páginas de 20 páginas por capítulo, isso daria 418.000 ienes em ganhos por capítulo/semana, o que se estende a 1.627.000 ienes por um mês com quatro edições, ou cerca de 21,7 milhões de ienes por um ano de 52 semanas."
Que fique claro que é o pagamento para novatos, não estamos falando de mangá-kas experientes, muito menos dos figurões da revista. Gostaria de ter uma ideia de qual o pagamento em outras revistas de menor tiragem. E imagino que o artista, caso tenha assistentes, divida esse valor com os colegas.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário