O volume #8 de Sexy Tanaka-san (セクシー田中さん) finalmente foi publicado no Japão, meses depois da trágica morte de sua autora. O último volume tem 4 páginas coloridas e o one-shot Winter Fool lançado em 2016. Para quem não conhece a série, o começo do mangá é o seguinte:
Akari, uma funcionária de escritório de 23 anos, está procurando um futuro marido com quem possa ter uma vida de casada estável e "normal". No escritório, Akari acaba se interessando por sua colega de trabalho de 40 anos, Tanaka-san, uma mulher de mais de 40 anos, muito competente, mas que é apagada e desinteressante. Só que Akari suspeita que Tanaka-san esconde alguma coisa. E esse algo é a dança do ventre! Quando ela descobre o segredo de Tanaka-san, Akari se torna fã dessa mulher mais velha, estóica, mas sexy. À medida que uma amizade floresce entre elas, duas mulheres correm atrás de seus sonhos e do amor.
A série, que foi publicada na Ane-Petit, recebeu uma adaptação para dorama no ano passado e esteve no centro de uma tragédia que resultou na morte de sua autora, Hinako Ashihara, conhecida no Brasil pelo excelente mangá Sunadokei (砂時計). Uma sequência de mal-entendidos com a produção da adaptação para a TV, resultaram no agravamento do estado mental da autora (*que eu desconfio que envolva não somente uma severa depressão*) e ela cometeu suicídio aos 50 anos.
Segundo revelado posteriormente em uma investigação feita pela NTV, a condição estabelecida por Ashihara, isto é, que a adaptação deveria ser fiel ao seu mangá e que ela teria o direito de opinar sobre a produção NUNCA foi transmitida de forma adequada pelos representantes da Shogakukan, que faziam a ponte entre a artista e a produção da NTV. Quando a autora expressou sua insatisfação com o que estava acontecendo na adaptação, ela acabou desencadeando uma reação nas redes sociais por parte da roteirista da série. A autora, que certamente já estava mal, desculpou-se publicamente, fechou seu blog e desapareceu, sendo encontrada dias depois.
A Shogakukan, ao que parece, nunca se responsabilizou por não ter passado as condições da autora para a produção da NTV. Já a rede de televisão criou uma série de diretrizes que devem ser colocadas em ação durante a pré-produção, inclusive o compromisso do máximo de fidelidade com o original e o diálogo com o autor do mangá, assim como o cuidado com o uso das redes sociais.
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