quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Autor de Ashita no Joe, Tetsuya Chiba, recebe maior comenda cultural do Japão

Tetsuya Chiba criou um dos maiores shounen mangá de todos os tempos, uma obra que deveria ser lida por todos os que apreciam os quadrinhos japoneses, Ashita no Joe (あしたのジョー).  E, sim, se você não conhece a série e acredita que conhece mangá, você tem um problema.  

Muito bem, aos 85 anos, ele foi o PRIMEIRO mangá-ka a receber a Ordem da Cultura (文化勲章, Bunka-kunshou) do Estado Japonês pelas contribuições notáveis ​​ao desenvolvimento cultural do país.  A Ordem da Cultura não tem graus, ela é única.  A matéria saiu primeiro no Japan Anime News e no site do próprio autor.

Enfim, se você quiser conhecer a obra maior de Tetsuya Chiba, ela está em publicação no Brasil pela Newpop.  O vol. 1 está com um bom desconto no Amazon.  Para quem quiser, segue um resumo do início do mangá: Joe Yabuki, um jovem delinquente, vagueia pelas favelas de Tóquio, mas quando bandidinhos locais tentam incomodá-lo, ele lhes ensina uma lição dura com os punhos, o que é observado por Danpei Tange, um boxeador fracassado e ex-técnico que vê algo especial no menino. Ele implora a Joe para treinar com ele, mas o rapaz arrogante o esnoba, mais tarde, quando Joe é preso em um centro de detenção juvenil, ele percebe que precisará aprimorar suas habilidades de luta se quiser sobreviver. Assim nasce uma parceria que pode levar Joe ao topo.  A animação deveria ter sido exibida no Brasil, ela é espetacular e a música de abertura é inesquecível.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails