Conforme vai se aproximando a estreia da nova animação da Rosa de Versalhes, que sabemos que será para o cinema, mas não temos ainda a informação sobre a quantidade, se um filme só, se vários, a ansiedade dos fãs vai aumentando. Esse artigo da Rinko Takato (*acho que é o nome da autora*) é bem nessa linha. A preocupação dela no texto é destacar cenas que, para ela, mostram o quanto André era uma personagem apaixonada e que, na opinião dela, ele é o motor da série, os sentimentos dele por Oscar.
Das sequências que ela destacou, duas somente são realmente controversas. A do veneno, que é tão cara ao musical do Takarazuka, não apareceu na animação de 1979, aquela que, para muita gente no Ocidente, apresentou a Rosa de Versalhes para a gente. A outra, que eu realmente tenho medo de que seja cortada, é a do quase estupro. A palavra QUASE tem muita importância aqui, porque ela aponta para todo turbilhão de emoções que André buscava esconder, controlar, mesmo esquecer que estavam lá. Esta sequência, diz muito mais sobre ele no mangá, do que sobre Oscar. Ela compreende que André, seu melhor amigo (*ela não sabe que o ama ainda*), estava alterado, tinha bebido demais e toca sua vida.
Se você só viu o anime, a forma como a cena foi apresentada causa mais estrago na protagonista do que em André, porque ela foi instrumentalizada para afirmar a premissa machista da animação, isto é, que Oscar não deveria estar "fingindo" ou "brincando" de ser homem, porque os papéis a serem desempenhados por homens e mulheres no mundo eram diferentes. De qualquer forma, esta sequência pode ser atenuada ou sequer aparecer no novo anime para atender as sensibilidades modernas ou ocidentais. Espero que a Ikeda bata pé nesse caso, espero mesmo.
Enfim, o artigo original está aqui. Se você chegou agora no Shoujo Café, aviso que meu japonês é quase não existente, logo, usei ferramentas de tradução do Google. Fiz adaptações, porque conheço a série, traduzi para o inglês e o português para ver qual versão fazia mais sentido. Aceito sugestões para corrigir algum erro na minha tradução/versão. Como de costume, mantive a estrutura do artigo original. Só havia uma imagem, eu a coloquei e não acrescentei mais nada. Ah, sim, a autora acha que a animação está mais bonita, não sei se ela está falando do mangá, ou da série de 1979. E Era Reiwa é o nome da que se iniciou em 2019, com a ascensão do novo Imperador. Minhas resenhas do mangá estão no blog (volume 1 - volume 2 - volume 3 - volume 4 - volume 5) e o Shoujocast analisando o trailer está no Youtube.
"A Rosa de Versalhes": As roupas de Oscar são rasgadas, o flerte de Alain é recebido à bala... Até onde serão permitidas as "cenas apaixonadas'' de André?
Rinko Takato (高塔琳子)
Mais de meio século se passou desde a serialização do mangá de Riyoko Ikeda, e a nova animação da Rosa de Versalhes está agendada para ser lançada em 2025. Já se passaram cerca de dois anos desde que a produção foi anunciada e muitos fãs estão chorando de alegria com a tão aguardada adaptação.
A Rosa de Versalhes foi serializado na revista shoujo Margaret (Shueisha) de 1972 a 1973. Quem ainda não leu pode pensar que se trata de um “mangá de amor entre Oscar e André”, mas esta não é uma história tão simples.
Um violento drama de amor e ódio se desenrola e envolve as pessoas ao seu redor, até que os dois se apaixonam. Quem orquestrou [o romance?] foi ninguém menos que André, um homem que continuou a zelar das sombras por Oscar.
André Grandier, também conhecido como André, é servo e amigo de infância Oscar-François de Jarjayes, uma bela mulher que se veste como um homem. Nascido plebeu, perdeu a mãe ainda jovem e começou a trabalhar para a família Jarjayes, onde sua avó, Marron (Glace), trabalhava como babá.
André é basicamente um jovem de bom coração que em algumas ocasiões repreende Oscar, a capitã da guarda real que nunca desiste de suas crenças, e às vezes age como um escudo para protegê-la. No entanto, sua obsessão e possessividade por Oscar eram tremendas, e houve momentos em que ele surpreendeu as leitoras ao explodir de paixão.
Então, desta vez, gostaria de relembrar a "cena problemática" em que André perdeu o controle em um acesso de raiva.
■ Incapaz de conter sua excitação, ele perde o controle...
Percebendo seus sentimentos por Fersen, um belo aristocrata, Oscar usa seu primeiro e último vestido e vai a um baile disfarçada de condessa estrangeira. Ao dançar com Fersen como mulher, ela tentava “desistir” do amor que sentia por ele.
Porém, seu segredo foi descoberto por Fersen, e seu interesse amoroso também foi revelado. Além disso, nessa época, vários incidentes ocorriam em torno de Oscar, o que lhe causava considerável ansiedade.
Oscar está pensando em um quarto escuro como breu e, quando convida André para que entre, fica imersa em lembranças de sua infância. No entanto, André percebe algo no comportamento de Oscar e pergunta: “Você encontrou com Fersen?” Oscar fica chocada e extremamente perturbada.
André pensou que ele estava tentando acalmar Oscar gentilmente, mas agarrou o braço dela com força e puxou-a para perto, roubando à força um beijo.
André, que até poucos momentos a tratava como uma amiga de infância, mudou de repente. Ele se expressou em frases aterrorizantes: "Você está com medo de mim?" "Vamos, Oscar, grite! Grite!" "Eu não me importo se eu for morto! Eu te amo!!"
André então a empurrou para a cama e até rasgou suas roupas, mas voltou a si quando viu as lágrimas de Oscar. André se desculpou sinceramente com Oscar, mas então transmitiu seu profundo amor a ela, dizendo: "Sim... eu te amo, sinto que vou morrer."
Esta série de cenas retrata o contraste entre as memórias inocentes de quando ele acabou de conhecer Oscar e o presente, onde ele não consegue mais suprimir seu amor por ela.
Também é uma história triste que Oscar, ao ser atacada por Andre, ela tenha chamado por Fersen.
■Ele ficou bravo com a intromissão de um colega e disparou uma arma?
Alain, um subordinado de Oscar, que é da alta nobreza e sua superior, guarda ressentimento em relação a ela, e esse ressentimento também é direcionado a André, mas um dia ele toma uma atitude extremamente arriscada.
A mando de seu pai, o general Jarjayes, Oscar deve se casar com Gerodell, seu ajudante de ordens (aide-de-camp). Quando André descobre isso, ele fica deprimido e perdido em pensamentos. Alain, como sempre, faz uma piada e ri, dizendo: "Você desistiu do amor entre pessoas de diferentes classes sociais?"
Esse tipo de conversa já tinha se tornado uma rotina, mas André olhou para Alan com um olhar assassino, dizendo: "... apenas diga de novo."
Alan então o provocou ainda mais, dizendo: "Quando você leva um fora de uma garota, é um estrondo ..." e André de repente disparou a arma que segurava.
Ao ouvir o tiro, Oscar corre com o rosto pálido e repreende André perguntando o motivo do tiro, ao que ele responde: "Eu atirei para o ar!!"
Não importa o quão desolado ele possa ter ficado, disparar uma arma por uma troca trivial com um colega mostra que André é uma pessoa bastante apaixonada.
Aliás, esta não é a primeira vez que André atira em Alain. Quando ele e vários soldados prenderam Oscar, André disparou um tiro bem perto do rosto de Alain. Depois disso, Alain levou um soco de André por tirar sarro de Oscar por ser mulher, mostrando que ele é uma das pessoas que levou a paixão de André à sério.
■ Uma decisão inesperada tomada após muita deliberação
O último episódio que eu gostaria de apresentar é aquele em que Andre, que amava Oscar demais, quase foi em uma direção que nunca deveria ter acontecido.
Enquanto as conversas sobre o casamento de Oscar esquentavam, André, que não era um aristocrata, sentia-se imensamente ansioso e mentalmente sob pressão.
Então André pensou que se ele não pudesse se unir a sua amada Oscar em vida... ele colocou "veneno" nas taças de vinho dele e de Oscar, tentando um suposto suicídio forçado de ambos.
As ações egoístas de Andre, dizendo "Eu não vou fazer você sofrer" e "Então... por favor me perdoe...", foram um ato bárbaro que ignorou completamente os sentimentos de Oscar.
Também é irônico que André tenha chegado à ideia de que "só podemos nos unir pela morte..." depois de ler um romance de amor usado como metáfora pelo rival de André no amor, Gerodell.
No entanto, André volta a si quando se lembra da promessa que fez a Oscar quando ela arriscou a vida para salvá-lo, e no último momento ele derruba a taça de vinho envenenada de Oscar, chorando e sentindo profundo remorso.
Além das cenas apresentadas desta vez, há muitas outras cenas em que André, que ama tanto Oscar, fica com ciúmes e perde o controle. Ele fica furioso com as palavras de Gerodell e joga chocolate no rosto dele, e, para proteger Oscar, ele aponta sua espada para o General Jarjayes, a quem ele tanto devia. Ele faz o que quer, mesmo contra um grande nobre, e faz o que quer.
No entanto, pode ser que seja precisamente porque André ama tão profundamente que Oscar, mesmo que isso signifique tomar um caminho indireto, seja capaz de retribuir seu grande amor. Será interessante ver até que ponto sua "paixão" será expressa no filme de animação com lançamento previsto para a primavera de 2025.
■[Imagem] A melhor voz e visual! A versão anime Reiwa de "André" também é incrível
Segundo teaser do filme de animação Rosa de Versalhes. Do canal oficial do YouTube do filme animado da Rosa de Versalhes.
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