O Anime News Network publicou uma entrevista com Momoru Aoi, autora do aclamado mangá Ano Ko no Kodomo (あの子の子ども), em inglês, My Girlfriend's Child. A série, que foi publicada na revista Betsufure, apresenta e discute a questão da gravidez na adolescência. Sachi e Takara são dois colegiais, que namoram e terminam descobrindo que estão grávidos. A autora trata a gravidez como uma questão dos dois, mas sem perder de foco que o ônus maior é o de Sachi, porque é ela que pode, por exemplo, ter que abandonar os estudos. Isso, claro, depois de superadas outras possibilidades, como o aborto.
Ano Ko no Kodomo ganhou o 47º Anual Kodansha Manga Award na categoria shoujo em 2023 e o Prêmio Eisner na categoria Melhor Publicação para Adolescentes em 2024. Um dorama baseado na série está no ar no Japão. Acredito que a série virá para o Brasil, tanto o mangá, quanto o dorama. A entrevista com Mamoru Aoi foi feita na San Diego Comicon e o original está no ANN. Segue a minha tradução.
ANIME NEWS NETWORK: Obrigado por reservar um tempo para falar com a Anime News Network. Você poderia se apresentar?
Mamoru Aoi: Meu nome é Mamoru Aoi, e sou uma artista de mangá no Japão. Terminei My Girlfriend's Child este ano. É muito bom conhecer você.
ANN: My Girlfriend's Child começou a ser serializada em 2021. Há quanto tempo você concebeu a história?
AOI: Comecei a desenhá-la por impulso, então não era uma história previamente planejada. É uma compilação de pensamentos — que venho coletando pedaço por pedaço — do que aprendi enquanto entrevistava especialistas sobre assuntos com os quais inconscientemente me preocupei ao longo da minha vida.
ANN: Já que você foi indicada ao Prêmio Eisner, o que acha de sua história alcançar um público global?
AOI: Estou surpresa que esta história tenha sido aceita em países com diferentes culturas e origens. Talvez isso mostre o quão fundamental é seu tema.
ANN: O que a inspirou a escrever uma história sobre uma gravidez no colegial?
AOI: Minha própria gravidez e experiência com o parto mudaram minha perspectiva e começaram isso. Pensei no que eu poderia fazer como mulher, como mãe e como artista de shoujo mangá.
ANN: Você inclui informações muito úteis em seu mangá e perguntas e respostas oportunas sobre sexo e gravidez de especialistas nos volumes encadernados. Isso foi para ajudar a educar os leitores do seu mangá sobre suas escolhas, independentemente de idade e gênero?
AOI: Sim, acredito que a situação ideal seria as pessoas lerem uma história e gradualmente ganharem conhecimento. A história principal atinge um equilíbrio entre entretenimento e informação, enquanto o volume encadernado complementa as partes que a história principal não conseguiu cobrir completamente. Gostaria de compartilhar o conteúdo com todos, independentemente de gênero ou idade.
ANN: Takara é retratado como um modelo positivo para namorados nessa situação, mas outros personagens masculinos e femininos não apoiam a escolha de Sachi. Por que você quis mostrar as reações positivas e negativas a uma gravidez na adolescência?
AOI: É preciso haver um representante para os leitores. Para fazer com que todos pensem sobre esse tópico, precisávamos que os leitores fossem uma parte envolvida. A quem você acha que isso se aplica? Embora nem todos os tópicos possam ser aplicáveis a você, você pode entender como um personagem pensa. Você também pode não ter empatia com o modo como outros personagens pensam. E por que isso?
O propósito é fazer com que você entenda por que você pensa de uma certa maneira, por que esse ou aquele personagem pensa dessa forma, e fazer com que você fique no mesmo nível dos personagens sobre os quais você lê — para que você não veja isso como um problema de outra pessoa.
ANN: Vemos Sachi evoluir de alguém perdida e assustada para alguém que, com o apoio de sua mãe e Takara, é capaz de se manter firme em sua decisão de se formar. Você estava traçando um paralelo entre o crescimento pessoal de Sachi e o progresso do crescimento de seu bebê?
AOI: Sim, eu diria que isso não se limita a jovens grávidas, mas muitas mulheres acreditam que suas mentes e corpos mudam para se tornarem mães no mesmo ritmo do desenvolvimento de seus bebês. Pareceu muito natural retratá-lo dessa forma visualmente.
ANN: Atualmente, apenas quatro volumes foram traduzidos para o inglês, e o quinto volume estará disponível em agosto de 2024. O que você gostaria de dizer aos leitores de língua inglesa que lerão sua série?
AOI: Obrigada por ler My Girlfriend's Child. Este mangá é uma história que criamos junto com nossos leitores. Estamos ansiosos para concluir este projeto juntos. Obrigada.
1 pessoas comentaram:
É sempre bom ler a Aoi falando do próprio trabalho! Logo mais quero retornar a ler o mangá, na época só tinha 2 volumes na griga.
Postar um comentário