Conhecer pessoalmente a prof.ª Sonia Luyten foi uma grande honra para mim. Sempre sorridente, acessível e empolgada em relação aos mais diversos aspectos da cultura pop japonesa, quem olha para ela, e tem na cabeça a ideia do intelectual na torre de marfim, não imagina o quão importante esta mulher é para os estudos sobre quadrinhos no Brasil e o quanto ela contribuiu para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica sobre mangá. Luyten foi a primeira pessoa no mundo a defender uma tese de doutorado sobre mangá. Só isso. Esta tese se tornou o livro Mangá: o poder dos quadrinhos japoneses, que já teve várias edições.
Muito bem, a prof.ª Luyten recebeu do imperador do Japão a comenda da Ordem do Sol Nascente com Raios de Ouro e Prata. Para quem quiser visualizar as várias comendas e seus graus, elas estão aqui. A cerimônia de entrega das condecorações irá acontecer no próximo dia 26 de julho, em um evento reservado, promovido pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, segundo o site Sushi Pop.
Outros brasileiros que receberão a homenagem são homenageados, como o deputado federal pelo Paraná, Luiz Nishimori (PSD) e Sohaku Raimundo César Bastos, presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão, sediado no Rio de Janeiro, entre outras personalidades ligadas à cultura japonesa. Para a lista completa dos homenageados deste ano com as respectivas comendas, que são dividas em classes, é só clicar aqui. A listagem está em inglês.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário