O grupo de 48, ou grupo do ano 24 da Era Showa (24年組/Nijuuyo-nen Gumi) revolucionou o shoujo mangá nos anos 1970. O grupo tem este nome, porque a maioria das autoras nasceu no ano 1948, o de número 24 da Era Showa. Na verdade, umas nasceram em 1947, 1949 e até em 1950, também. Deste grupo fazem parte várias autoras, como Hagio Moto, Riyoko Ikeda, Takemiya Keiko, Toshie Kihara, Yazuko Aoike e Ryoko Yamagishi. Pois bem, hoje foi noticiado que Nanaeko Sasaya, um dos membros do grupo faleceu de em virtude de um câncer de pulmão.
Nascida em Hokkaido, Sasaya debutou com o mangá Kamome — GULL — (かもめ―GULL―) na revista Ribon em 1970 com o nome de Nanae Sasaya. Seu mangá Okame Hachimoku (おかめはちもく), que é autobiográfico e fala da sua vida de casada, ganhou o Prêmio de Excelência no 19º Prêmio da Associação de Cartunistas do Japão em 1990. Ela mudou seu nome para Nanaeko Sasaya somente em 1996.
No mesmo ano, ela adaptou um livro de Atsuko Shiina sobre abuso infantil, seu mangá Kooritsuita Me (続凍凍りついた瞳/Frozen Eyes) se tornou fundamental para o movimento de reforma das leis de abuso infantil no Japão. Este mangá teve uma continuação com o nome de Shin Kooritsuita Me (新凍りついた瞳(め) ). Outra obra importante da autora foi o mangá de terror Minotaurus (ミノタウルス). As informações saíram no ANN e no Comic Natalie.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário