Apareceu para mim a notícia de que Riyoko Ikeda desenhou Murasaki Shibiku para um goshuin (御朱印), que será vendido no santuário Shimogamo, em Kyoto. Vamos explicar o que é isso tudo que eu escrevi.
Riyoko Ikeda é a mangá-ka lembrada, principalmente, pela sua obra Rosa de Versalhes. Já Murasaki Shibiku é a autora da obra Genji Monogatari, datada no século XI, e considerada por muitos o primeiro romance da literatura mundial. Um goshuin é um selo-amuleto vermelho que pode ser comprado, porque é tratado hoje como souvenir, em templos xintoístas e budistas. Já o templo Shimogamo é um dos mais antigos e importantes santuários xintoístas do Japão. Ele é tombado pela UNESCO e data do século VI.
Pelo que entendi, houve uma colaboração entre Ikeda e o famoso santuário para produzir um goshuin-mangá. Ele será vendido a partir de primeiro de maio no templo. E existe, segundo o Mag Japan, uma coisa chamada Kawai Shrine Award, porque esses goshuin são colecionados, e outro selo, um com a deusa Tamayori Hime, mãe do primeiro imperador do Japão, também estará disponível na mesma data. Se vocês observarem, as duas personagens estão usando roupas de eras distintas, Lady Murasaki da Era Heian (794-1185) e Tamayori Hime da Era Nara (710-794), eu acho, ou até antes. Esse tipo de amuleto é colecionado por muitas pessoas no Japão, trata-se de uma coleção especial.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário