Fiquei sem saber se noticiava isso, ou não, mas é importante ter o registro no blog. Enfim, eu acreditava que o filme Yuri!!! on ICE Movie: ICE ADOLESCENCE (ユーリ!!! on ICE 劇場版 : ICE ADOLESCENCE) estivesse cancelado desde 2022, tinha feito um post e fui atrás dele. Pois bem, em 2022, o título foi tirado do "coming soon" (em breve) dos títulos do estúdio. Naquele momento, já tinha perdido a esperança, mas, vá lá, havia ainda quem a tivesse. Pois bem, o Mappa jogou a última pá de terra em um projeto que tinha tido até um vídeo de propaganda.
「ユーリ!!! on ICE 劇場版 : ICE ADOLESCENCE」
— TVアニメ「ユーリ!!! on ICE」 (@yurionice_PR) April 19, 2024
製作中止のお知らせ
“YURI!!! on ICE the movie : ICE ADOLESCENCE” Cancellation Notice#yurionice pic.twitter.com/3ykLBgsvoB
Para quem não sabe do que estou falando, em 2017, houve uma série animada sensacional chamada Yuri!!! on ICE (ユーリ!!! on ICE). Criação original para a TV feita por duas mulheres, Sayo Yamamoto e Mitsurō Kubo, a série contava a história de Yuri Katsuki, um jovem atleta de patinação no gelo muito talentoso, mas inseguro e acima do peso. Um belo dia, o campeão mundial e olímpico e de tudo mais que pudesse existir na categoria, Victor Nikiforov, aparece na sua porta. Victor estava aposentado e queria treinar Yuri, já o rapaz, se tornara patinador por causa do russo e fica assustadíssimo e excitado com a possibilidade.
Ao longo da série, Yuri vai refinando seu estilo e se tornando o atleta de elite que poderia se tornar. Victor é duro e terno ao mesmo tempo. Os dois terminam se apaixonando e efetivamente fazem juras de amor eterno e casamento quando estão de passagem por Barcelona. A série inspirou-se diretamente em patinadores reais, que fizeram propaganda gratuita para a série em suas redes sociais, além disso, foi bem rigorosa em mostrar as rotinas e desafios que os atletas precisam superar. Yuri!!! on ICE ainda ofereceu outras personagens interessantes e foi cheio de emoção. Fazia muito tempo que eu não assistia algo que me mobilizasse tanto, inclusive me fez chorar mais de uma vez.
Mas eis que o estúdio anunciou um filme animado, uma prequel, logo que a série terminou. Durante anos, os fãs esperaram, mas o estúdio Mappa parece não ter visto potencial algum no filme, mesmo com o sucesso da série. Volta e meia o Mappa lança algum produto, o que aponta para a percepção de que a série tem público, mas abandonou de vez a possibilidade da prequel, ou de uma esperada continuação.
Um fiasco, enfim, mas não me surpreendeu. Há quem aponte homofobia e misoginia como motivação para que o estúdio perdesse interesse pela série. Não vou especular, mas nem sempre empresas seguem a lógica econômica e acabem abraçando ideias conservadoras ou reacionárias acreditando que vão lucrar de qualquer jeito. Yuri!!! on ICE teria retorno certo, caso o Mappa soubesse explorar o produto, mas eles optaram por não acreditar em seu potencial.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário