quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Saiu o resultado do 69º Shogakukan Awards: o prêmio abandonou a divisão por demografia

Foi revelado hoje o resultado do 69º Shogakukan Manga Awad e, pela primeira vez, abandonou-se completamente a divisão por demografia.  A editora escolheu seus melhores e dentre eles os quatro vencedores.  Não tinha visto a indicação em dezembro, mas vou listar todos os indicados.  Vamos contar as demografias e eu vou negritar direto os vencedores.

Título: Unmei no Makimodo Shi – All Great Achievements Require Time
Autor: Fūta Kimura
Revista: Monthly Coro Coro Comics (Shogakukan)
Shounen

Título: Kyou kara Papa wa Kami Desu.
Autor: Mitsuki Teramoto
Revista: Ciao (Shogakukan)
Shoujo

Título: Frieren: Beyond Journey’s End
Autores: Kanehito Yamada, Tsukasa Abe
Revista: Weekly Shonen Sunday (Shogakukan)
Shounen

Título: Nige Jouzu no Wakagimi
Autor: Yusei Matsui
Revista: Weekly Shonen Jump (Shueisha)
Shounen

Título: Suuji de Asobo.
Autor: Murako Kinuta
Revista: Monthly Flowers (Shogakukan)
Josei

Título: Black Girls Talk
Autor: Maki Makino
Revista: Manga ONE (Shogakukan)
Shoujo

Título: Shujinkou Nikki
Autor: Yuu Yoshinaga
Revista: Betsucomi (Shogakukan)
Shoujo

Título: Ice Castle Wall
Autor: Kōcha Agasawa
Revista: Margaret (Shueisha)
Shoujo

Título: Zom 100: Bucket List of the Dead
Autores: Haro Aso, Kotaro Takata
Revista: Sunday GX (Shogakukan)
Seinen

Título: Trillion Game
Autores: Riichirou Inagaki, Ryoichi Ikegami
Revista: Big Comic Superior (Shogakukan)
Seinen

Título: Shōjiki Fudōsan
Autores: Akira Ōtani, Mitsuhiro Mizuno, Takeshi Natsuhara
Revista: Big Comic (Shogakukan)
Seinen

Título: Ya Boy Kongming!
Autores: Yuto Yotsuba, Ryō Ogawa
Revista:Weekly Young Magazine (Kodansha)
Seinen


Vejam que foram quatro shoujo e um josei indicados em um conjunto de 12 títulos.  Certamente, havia outros mangás josei de destaque, mas visivelmente e ideia foi juntar o único representante em um blocão, como de costume.  Dos sete títulos restantes quatro eram seinen e quatro shounen.  Aqui, percebe-se claramente o meio a meio.  Por conta disso, pelo menos para mim, que acompanho desde muito tempo essas premiações, que mesmo sem demografia marcada repetiu-se o mesmo, um shounen entra como infantil (kodomo), um shounen entra como shounen, um josei ou shoujo ganha a categoria shoujo e um seinen fica com o que seria o prêmio geral, o mais conceituado.  

A única real diferença é que fica parecendo uma coisa só, um prêmio único, quando, na realidade, se manteve a mesma estrutura.  O meu medo é que, no próximos anos, sem marcação de demografia, não apareça nenhum shoujo, ou josei entre os premiados e fique aquela coisa de "venceu o melhor".  Resumindo, o que parece moderno, não é e pode se tornar um problema.


Sobre o josei vencedor, ele gira em torno de um rapaz que estuda na prestigiosa universidade de Kyoto em algum curso que precisa de matemática avançada, porém, ele tem dificuldades na área.  Já Black Girls Talk terá dorama estreando no dia 2 de fevereiro, na TV Tokyo.

2 pessoas comentaram:

Não sei se é no meu ciclo, mas noto que muitas garotas estão lendo mais seinens, tenho uma amiga que ama Sangatsu no Lion e achava que era shoujo

Pedro, várias autoras de shoujo/josei produzem seinen, este á o caso da autora de Sangatsu no Lion, Chica Umino. Ela está fazendo algo muito parecido com o que ela fazia nas revistas femininas, ela puxa suas leitoras, fora que o mangá anterior dela, Honey & Clover atraiu uma imensa atenção e furou a bolha, mas é preciso adaptar ao público prioritário da demografia, isto é, homens jovens.

Estabelecido isso, eu até posso ler seinen, mas sempre vai depender do seinen. E tenho um post que discute essas adaptações para atender ao foco da demografia, no caso shounen/shoujo. Tem gente que acredita que se tem romance é shoujo, por exemplo: https://x.gd/Aj6L1

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