terça-feira, 7 de novembro de 2023

The Marvels vai estrear e eu não devo assistir no cinema

Este é um pequeno post reclamão e sobre um assunto que já falei antes mais de uma vez.  The Marvels estreia quinta-feira.  Eu quero assistir, iria combinar em casa para que meu marido desse almoço e levasse Júlia para escola, mas ao checar as sessões, descobri que praticamente não há sessões legendadas, quando existem, ou são à noite, o que é inviável para mim, ou são longe da minha casa.  Resultado?  Não vou assistir no cinema.  Minha esperança é o Liberty, mas duvido que entre lá, porque é época do Festival Varilux e um cinema alternativo não tem motivos para sacrificar uma de suas salas com o MCU.

Se a regra passou a ser exibir filme dublado na maioria das salas, eu não sou público alvo.  Vejam bem, eu posso pagar o ingresso, mas os cinemas não me querem.  Eu sei que podem me mostrar pesquisas que apontam que os brasileiros preferem filme dublado.  Eu duvido delas, porque se você adestra as pessoas com isso, elas raramente vão desejar algo diferente.  E o filme dublado não é inclusivo, porque quem precisa de legendas, deficientes auditivos, por exemplo, não tem a legenda como auxílio em filmes dublados, ou nacionais.  E, por favor, não me venham falar   que "nossa dublagem é a melhor do mundo", porque vou retrucar que "então, o nível geral está muito baixo atualmente, inclusive no Brasil.".  E as legendas não são muito melhores, que fique claro.

E essa onda começou pelas filmes infantis e pelas periferias (*gente pobre, pouco refinada, não quer assistir filme com som original*) e chegou em todo lugar.  Como o Terraço Shopping fechou, e lá sempre havia uma sala legendada pelo menos, sobrou NADA, a não ser que eu queira dirigir para longe, depois de trabalhar a manhã inteira, de ter feito um monte de outras coisas, para ver um filme.  Eu posso passar sem isso, afinal, é um filme pipoca, não estamos falando de um The Winslow Boy, que vale o esforço... e de condução, porque eu nem morava em Brasília quando o filme estreou, mas no Rio.  E será assim daqui para frente.  

Queria muito que as matérias sobre crise do cinema, ou as alarmistas sobre a morte dos cinemas mesmo, e eu não acho que ele vão morrer, vejam bem, levasse essa imposição da dublagem como um fator de afastamento do público, em especial, dos  grandes lançamentos, porque filme alternativo, não vai ter dublagem mesmo.  É isso.  Desejo o melhor desempenho para The Marvels, porque sei que a campanha misógina deve estar a todo o vapor, mas não será isso que me fará colocar meu dinheiro, que seria uma gota no oceano, nessa guerra cultural engolindo a versão dublada.

1 pessoas comentaram:

Realmente é uma luta achar uma sessão legendada hoje em dia, mesmo em São Paulo, com tantos cinemas. E ainda tem a dificuldade de achar uma sala simples, sem esses "4D-Extra-Plus-Max" da vida.
Mas eu nem sou mais o público padrão atualmente. Sãos raros os filmes que me estimulam a sair de casa e pagar o preço absurdo do ingresso hoje em dia.

Related Posts with Thumbnails