O Sora News trouxe uma matéria sobre os resultados de uma pesquisa feita pela Oricon entre 17 de maio e 7 de junho deste ano. Foram entrevistados 10.438 leitores de mangás digitais com idades entre 10 e 79 anos e que leem quadrinhos por meios eletrônicos pelo menos uma vez por semana. Os resultados apontaram que a a faixa etária que mais consome esses serviços, 50,5%, foi aquela a dos 50 anos. Por outro lado, a faixa etária que consome esse material com menor frequência, 6,2%, foi a dos 10 aos 19 anos.
Além disso, os resultados revelaram também que as faixas etárias mais elevadas são as que mais consomem mangás por meios eletrônicos. 51% das pessoas na faixa dos 50 anos responderam que lêem mangás digitais quase todos os dias, em comparação com 50,6% na faixa dos 60 anos, 45,9% na faixa dos 40 anos, e a frequência se torna menor conforme recuamos para as faixas etárias mais jovens. Segundo o SN, ainda que os resultados possam surpreender, eles ofereceram muitas explicações sobre como o público japonês de meia-idade consome mangás digitais. Citando direto da matéria:
"Primeiro, o uso de smartphones e tablets entre pessoas com 50 anos ou mais aumentou nos últimos anos, bem como o número de usuários de aplicativos de mangás digitais na faixa dos 40 e 50 anos. A disseminação de dispositivos digitais e o aumento da alfabetização digital resultaram em mais de 70% dos leitores de mangás eletrônicos usando aplicativos para obter sua lista semanal de histórias. Em segundo lugar, rendimentos mais estáveis entre os grupos etários mais velhos traduzem-se num maior poder de compra para a prática de hobbies. Finalmente, e talvez o mais importante, essas faixas etárias reconheceram que podem ler não apenas os trabalhos mais recentes, mas também reler as séries nostálgicas de sua juventude com facilidade em aplicativos de quadrinhos eletrônicos."
Acredito que a depender do tipo de mangá, entra o fator privacidade, também, é melhor usar plataformas digitais do que se expor com um encadernado de capa escandalosa nas mãos. De qualquer forma, é muito importante ver que o avanço da alfabetização digital entre os mais velhos possibilita que gente com uma renda estável possa consumir mangás digitais. E isso ajuda, também, a explicar por qual motivo temos cada vez mais protagonistas maduros e idosos nos mangás. Os leitores-consumidores potenciais querem se ver nas histórias que leem e estão, sim, se vendo cada vez mais nos mangás que consomem.
2 pessoas comentaram:
Valéria, vc planeja comentar o volume 7 de Orange? comprei na pré-venda na Amazon e ainda não chegou mas quando fui ver tinha hoje na livraria Leitura da minha cidade
Pedro, comentarei com certeza, mas estou aguardando minha edição, também. Eu comprei em pré-venda faz tempo.
Postar um comentário