Finalmente, os segredos dos Usuba começam a ser revelados. Miyo encontra sua família materna, só que isso não lhe traz felicidade, mas uma sofrida separação de Kiyoka. Este último episódio e Watashi no Shiawase na Kekkon (わたしの幸せな結婚) investiu muito no drama e no sofrimento dos protagonistas, inclusive com um duelo épico entre Arata, primo de Miyo, e Kiyoka perdido pelo mocinho. A sequência inteira do duelo foi muito mais impactante do que no livro.
O que o episódio deixou evidente, ainda que tenha atenuado um pouco as atitudes machistas e insensíveis de Kiyoka, é que tanto o mocinho, quanto Arata, consideram Miyo quase que como um objeto a ser possuído. Sua opinião importa muito pouco, eles não permitem que ela fale. Trata-se de uma disputa entre machos, Arata humilha Kiyoka, espezinha a sua virilidade, expondo a sua incapacidade de proteger Miyo, e os dois terminam por duelar, a mocinha seria o prêmio. Este é um recurso que eu detesto, mas que é muito frequente. Por favor, ouçam a tia, nunca coloquem o mocinho apostando a mocinha em duelo, na mesa de jogo, continuo gostando de Kiyoka, mas acho esse tipo de ideia infeliz e, sim, veio do livro, que fique claro.
Meu consolo foi a conversa entre Hazuki e Kiyoka com a irmã mais velha lhe dando uns cascudos não por ter sido derrotado, mas por ter apostado Miyo e não tê-la compreendido nos seus silêncios. Ele merecia mais sopapos. E a conversa, que foi expandida para além do livro, é ótima. Kiyoka coloca o dever, algo coletivo, antes da necessidade de tentar resgatar Miyo, porque se trata, sim, de um resgate, ela não quer ficar com os parentes da mãe e ninguém tem o direito de separá-la de Kiyoka.
Enfim, estamos na reta final da série e o episódio 10 com certeza está entre os melhores até agora. Acredito que o próximo capítulo, o penúltimo, tenha três focos, a casa dos Usuba, o palácio imperial (*os planos o imperador louco não estão evidentes ainda*) e a batalha que, no livro, é citada, mas não é descrita e na qual Kiyoka irá se ferir gravemente. Imagino que o gancho para o último episódio será Miyo chegando na casa de Kiyoka para usar seus poderes pela primeira vez e tentar salvá-lo. É isso, resenha texto e a resenha vídeo está aí embaixo:
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário