Estava voltando do trabalho e ouvi no rádio do falecimento da magnífica Aracy Balabanian (1940-2023) aos 83 anos de idade. Ela estava com câncer de pulmão e internada em uma clínica no Rio de Janeiro. A atriz era filha de imigrantes armênios, vindos para o Brasil por causa da perseguição promovida pelos Turcos (*cujo ápice foi o genocídio iniciado em 1915*). Nascida em Mato Grosso do Sul, ela foi criança para São Paulo e teve que ir contra a vontade do pai para seguir a carreira de atriz. À época, para muita gente, atriz e prostituta ainda eram sinônimos. A atriz fez de tudo na TV, mas os mais jovens normalmente só se lembram dela fazendo comédias, duas de suas personagens mais lembradas são Dona Armênia de Rainha da Sucata e Cassandra do humorístico Sai de Baixo.
Eu ouvi a notícia da morte da atriz na CBN quando estava dirigindo para casa e fique meio atordoada, Aracy Balabanian foi uma atriz cuja carreira era muito marcante. O seu papel mais antigo do qual me lembro foi em Elas por Elas, novela que será refeita e cujos protagonistas são quase todos falecidos (Luiz Gustavo, Eva Wilma, Sandra Bréa, Mila Moreira, Maria Helena Dias, morta na semana passada). Balabanian recebeu várias homenagens, mas acho que a mais emocionante foram as palavras de Toni Ramos na CBN. A atriz havia sido sua madrinha de casamento. Enfim, assim como comentei a perda de Eva Wilma, tinha que fazer um pequeno post sobre esta outra diva da TV brasileira.
1 pessoas comentaram:
Uma atriz maravilhosa, merece todas as homenagens e não sabia que vão refazer Elas Por Elas, essa novela foi muito legal. Ana Luiza
Postar um comentário