sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Autora de Honey & Clover compara o mangá a um incêndio que consumiu sua vida

Honey & Clover (ハチミツとクローバー), de Chica Umino, acompanha o dia-a-dia de um grupo de estudantes universitários, sua amizade, e como cada um deve encontrar o seu caminho na vida.  É uma das minhas séries favoritas, tanto o mangá, quanto o anime, foram muito bem executados.  Muito bem, a autora anunciou no Twitter que a série estará disponível gratuitamente no  site da revista Young Animal e teceu uma série de comentários sobre os efeitos da série na sua vida.  O ANN traduziu para o inglês e eu estarei fazendo a tradução da tradução, o que sempre é ruim.

"(...)  Honey & Clover foi o feitiço que usei para atiçar continuamente o fogo em minha vida. Todo tipo de coisa foi consumida pelas chamas e naquele campo queimado [que era minha vida], só restara Honey & Clover. É uma história que eu guardo no meu coração".

"Quando desenhei o capítulo final – quando o volume final foi lançado – Honey & Clover era a última coisa que restava naquele campo queimado. Os personagens viviam dentro dele, mas todos estavam presos nas páginas daquele livro agora fechado. Fiquei sozinha em meu escritório, sem conseguir falar. É um sentimento que realmente não consigo colocar em palavras. Eu não conseguia me mover."

"Honey & Clover entrou em hiato duas vezes. Arrumei minha mochila cheia de impressões de revistas e procurei [por outras editoras]. A serialização continuou em três revistas diferentes e conseguiu chegar ao seu fim. É uma história verdadeiramente feliz."

"Você sempre apoiou Honey & Clover. É tudo graças a vocês, leitores [que foi um sucesso]. Mesmo agora, vocês continuam a valorizá-lo. De verdade, muito obrigada."

"Enquanto faziam isso, Honey & Clover começaram três vezes e terminaram três vezes. Acabou ficando como esta casa antiga com um formato estranho. Acho que, ao lê-lo pela primeira vez, é uma leitura difícil. Me desculpe por isso. Mas até o fim, eu continuei sem nenhuma preocupação com as aparências. Honey &Clover é tão importante para mim – e tão doloroso – que nem eu consigo abri-lo."

Honey & Clover foi publicado entre 2000 e 2006, durante este percurso, duas das revistas onde a serie era publicada foram descontinuadas, primeiro, a Cutie, depois a Young You.  A série terminou sua publicação na revista Chorus (*atual Cocohana*) contando com dez encadernados.  Mesmo com esses percalços, Honey & Clover foi um sucesso e sua animação foi a primeira do bloco Noitanima, voltado para adultos, em 2005. Além da animação, que teve 24 episódios e dois OAVs, Honey & Clover teve filme para o cinema (2006) e dorama (2008).  O mangá foi publicado no Brasil pela Panini.

Se você não conhece a série, recomendo muito.  Garanto que dificilmente você irá se arrepender.  Ela não é perfeita, há um problema grande lá no final, aliás, ainda assim, isso não impacta a qualidade da obra que acompanha o amadurecimento de um grupo de jovens e sua amizade apesar das diferenças.  É uma série que me comoveu muito, chorei em vários momentos, porque me fez recordar da minha época de faculdade, dos meus amigos, de como foram tempos felizes.  Há resenha da série no blog, é só clicar aqui.

2 pessoas comentaram:

Deu vontade de reler. Já tem 10 anos que li.
Continua sendo um dos melhores.

Related Posts with Thumbnails