Foi noticiado hoje que Rumiko Takahashi, autora de Ranma 1/2 (らんま½), Inuyasha (犬夜叉), Maison Ikoku (めぞん一刻) e inúmeros outros sucessos, recebeu o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras (Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres). A Ordre des Arts et des Lettres (Ordem das Artes e Letras) é uma ordem da França estabelecida em 2 de maio de 1957 pelo Ministro da Cultura a França. Takahashi recebeu a condecoração em Tokyo das mãos do embaixador francês.
高橋留美子先生が、フランス共和国より芸術文化勲章シュヴァリエを受勲いたしました! pic.twitter.com/jatB09NYT9
— 高橋留美子情報 (@rumicworld1010) April 6, 2023
O Comic Natalie informa que ela se juntou à Jiro Taniguchi, Katsuhiro Otomo, Leiji Matsumoto, Akira Toriyama e Go Nagai, pois todos eles receberam a mesma honraria. Ao receber a comenda, Takahashi agradeceu: "Estou muito feliz que as pessoas na França estejam gostando do meu trabalho baseado na vida cotidiana do Japão. Vou continuar a fazer o meu melhor para desenhar mangá com isso como incentivo."
4 pessoas comentaram:
Parece que nenhum outro governo estrangeiro a condecorou.
Gostei da notícia! Ela é uma grande mangaka!
Não me recordo de outros países, fora a França e o Japão, condecorando quadrinistas. Hall da Fama do Eisner e outros não é comenda de estado.
A minha reação à condecoração é ambivalente.. por 1 lado é 1 reconhecimento ao trabalho dela...
por outro pode ser 1 politicagem por parte do estado.
Me surpreendi .... países ligados à 9ª arte como os EUA, Itália e Bélgica não condecoraram quadrinistas/ mangakás...
Postar um comentário