sexta-feira, 18 de março de 2022

Companhia das Letras anuncia compra de 70% da JBC

Fiquei meio chocada com essa notícia e vou reproduzir o que está na matéria do O Globo: "A Companhia das Letras adquiriu 70% do controle da JBC (Japan Brazil Communication), editora referência em mangás (quadrinhos japoneses) no Brasil. A empresa criada pelo imigrante japonês Masakazu Shoji começou suas atividades no Brasil em 1995, com a supervisão de suas filhas Luzia e Marina, que após a fusão continuarão a dirigir a JBC.  Com a aquisição, o Grupo Companhia das Letras passa a publicar 20 selos editoriais, entre adultos, juvenis e infantis.  Iniciando a publicação de mangás nos anos 2000, a JBC já publicou 200 títulos, entre eles sucessos como "Cavaleiros do Zodíaco", "Akira" e "Fullmetal Alchemist". A coleção de My Hero Academia, uma das mais populares no momento, já vendeu mais de 600 mil exemplares no Brasil.  Em nota divulgada nesta sexta-feira (18), o fundador e CEO da Companhia das Letras, Luiz Schwarcz, afirma que “os mangás têm uma presença cada vez mais forte na cultura contemporânea e a chegada da JBC, uma referência na categoria, aumenta a nossa diversidade literária”, lembrando que desde 2009 a Companhia possui o selo Quadrinhos na Cia”.   O mesmo texto inclui uma nota de Marina Shoji, diretora-geral da JBC: , afirma que “estamos vivendo uma fase muito positiva (...) e sentimos a necessidade de procurar alternativas que nos permitissem aproveitar essa oportunidade da melhor forma"."  Ainda segundo a matéria, a "(...)  seguirá sob comando de suas duas filhas; grupo agora possui 20 selos editoriais."

A Cia das Letras, até onde eu sei, é uma editora séria.  Pergunto-me se essa compra sinaliza que a JBC estava em crise e fico apreensiva sobre qual será o futuro da JBC e da mais importante editora brasileira de mangás.  Enfim, vamos esperar.  A nota integral está na matéria do JBOX.


3 pessoas comentaram:

Fiquei muito chocada. Entendo muito pouco de mercado editorial dos quadrinhos e mangás, mas a dá entender que foi só para crescer e que é ótimo, ainda assim é estranho, já que é a maior parte da empresa. Espero que tudo que a JBC tem de bom permaneça e melhore e não o contrário. A qualidade dos trabalhos é muito boa, pelo menos os mangás que já comprei e que faço coleção, mesmo com vários volumes, em geral quase nunca está em falta e sempre há novas reimpressões. Enfim espero que dê tudo certo. As editoras em geral, atualmente estão falando do aumento do preço de matéria-prima e da dificuldade de tentar não repassar tanto o preço ao consumidor. Mas parece realmente difícil.

Estou longe de ser um especialista sobre as editoras, mas já há algum tempo, tenho a sensação de que a JBC não andava bem das pernas. Poucos lançamentos relevantes, muitas publicações só vivendo de sucessos passados, escolhas questionáveis, etc.

Eu tenho preguiça dessa aglotinação da Cia das letras com as outras editoras (e só é possível por ser uma empresa de capital estrangeiro), lamento demais o que aconteceu com a Zahar. Mas é um jeito dessas editoras sobreviverem

Related Posts with Thumbnails