Chantal Montellier é pertence à primeira geração de quadrinistas francesas e foi uma das responsáveis pela revista Ah! Nana, uma revista comercial pioneira feita por mulheres e que foi interrompida pela censura governamental francesa (a revista foi acusada de pornografia), ela também foi uma das criadoras do Prêmio Artemisia, em homenagem à pintora Artemisia Gentileschi, que é concedido no dia 9 de janeiro, aniversário de Simone de Beauvoir, aos melhores quadrinhos feitos por mulheres. Enfim, Chantal é feminista e socialista, também.
Seu álbum chamado Social Fiction foi anunciado pela Comix Zone e está em pré-venda. Ele reúne uma série de histórias feitas pela autora, uma delas, Shelter, vem em duas versões, a primeira, dos anos 1970, critica o totalitarismo comunista, a segunda, feita já neste século, mostra a mesma história, mas em uma ditadura de extrema-direita. Outro clássico da autora, Odile et les Crocodiles está no volume, também. O que Chantal faz é ficção científica social, um campo no qual as mulheres se firmaram tanto na literatura, quanto nos quadrinhos. Trata-se de imaginar futuros para questionar a sociedade e os papéis sociais. O bônus dessa edição é uma introdução da minha amiga Natania Nogueira. Ela defendeu este mês uma tese de doutorado sobre a Ah! Nana e é amiga da Chantal Montellier. Imagino que a edição deve estar muito bonita como é a regra do material da Comix Zone. Para quem quiser, o link para compra no Amazon é este aqui.
1 pessoas comentaram:
até comentei antes a polêmica da AH NANA... imagens picantes e polêmicas... inclusive de 1 menina aparentando 6 ou 7 anos segurando rabo de cavalo de madeira se tivesse pegando uma genitália....
ah.. o lançamento é 1 boa novidade! ah... sobre autoras europeias... quase não ouço falar de autoras italianas, espanholas, belgas etc.
Postar um comentário