O guia Kono Manga ga Sugoi! (このマンガがすごい!, "Este mangá é legal!") existe desde 2005 e publica três listas, uma com os melhores mangás femininos, outra com os melhores mangás masculinos e uma terceira (*que não tem aparecido traduzida por aí*) com as melhores revistas. Vários lugares publicaram a lista com os 10 mais, mas somente o Pro Shoujo Spain disponibilizou o top 20. Eu estou usando a lista que elas fizeram (*E sou muito grata*) neste post aqui.
Primeira coisa, antes de falar da lista, o primeiro colocado parece ser maravilhoso. Umi ga Hashiru End Roll (海が走るエンドロール): "Umiko é uma mulher de 65 anos cujo marido faleceu recentemente. Ela foi ao cinema pela primeira vez em décadas e lá, um evento chocante de mudança de vida a esperava. Depois de conhecer Kai, uma estudante de cinema em uma universidade de artes próxima, Umiko percebeu pela primeira vez que era alguém que "queria fazer filmes"." Um mangá shoujo, porque sai na Mystery Bonita, protagonizado por uma mulher idosa e já falei sobre como esse tipo de protagonista está em alta no Japão. ❤ Daí, me lembro do povo que vem com receita de bolo para "explicar" o que é shoujo. Preguiça, sabe? Já o segundo colocado é um mangá culinário com um romance entre vizinhas, uma gota de cozinhar, outra, de comer. O mangá é publicado na plataforma Comic Walker, que oferece shoujo e josei, também.
Enfim, vou postar a lista, mas antes disso preciso alertar o seguinte, mangás TL nunca apareceram no Kono Manga ga Sugoi!, os BL muito raramente, mas mangás seinen que parecem ser para o público feminino são lugar comum. Quando a série for seinen, irei sinalizar.
1. Umi ga Hashiru End Roll de John Tarachine. Mystery Bonita/Akita Shoten.
2. Tsukuritai Onna to Tabetai Onna (作りたい女と食べたい女) de Sakaomi Yuzaki. Comic Walker/Kadokawa.
3.Ōoku (大奥) de Fumi Yoshinaga. Melody/Hakusensha.
4.Uruwashi no yo no no Hoshi (うるわしの宵の月) de Mika Yamamori. Dessert/Kodansha.
5. Onna no Sono no Hoshi (女の園の星) de Yama Wayama. Feel Young/Shodensha.
6. Blank Space (ブランクスペース) de Kon Kamakura. Comiplex/Heros.
7. Kageki Shoujo!! (かげきしょうじょ!!) de Kumiko Saiki. Melody/Hakusensha.
8. Shiawase wa Tabete Nete Mate (しあわせは食べて寝て待て) de Tori Mizunagi. for Mrs./Akita Shoten.
9. Branch Line (ブランチライン) de Aoi Ikebe. Feel Young/Shodensha.
10. Mystery to Iunakare (ミステリと言う勿れ) de Yumi Tamura. Flowers/Shogakukan.
No top 10, temos mangás que já apareceram em anos anteriores e outros, como Ōoku, que não voltaram a entrar no ranking, porque acabaram. Aliás, pretendo por minhas resenhas deste mangá em dia e já encomendei, até para garantir o preço do dólar, o ultimo volume norte americano da série, que só sai em março que vem. Mystery to Iunakare terá dorama em janeiro. Kageki Shoujo!!teve anime este ano, eu resenhei todos os capítulos, e espero que tenha segunda temporada anunciada. Uruwashi no yo no no Hoshi é um dos shoujo de maior projeção no momento e Onna no Sono no Hoshi foi o primeiro colocado do ano passado. Todos parecem ser muito interessantes, mas Shiawase wa Tabete Nete Mate trata do dia-a-dia de uma mulher que sofre com uma doença autoimune e tenta manter uma atitude positiva diante da vida e parece merecer uma olhadinha.
11. Yuria-sensei no Akai Ito (ゆりあ先生の赤い糸) de Kiwa Irie. Be Love/Kodansha.
12. Watashi no Janru ni 'kami' ga Imasu (私のジャンルに「神」がいます) de Tsudzuru Sanada. Kadokawa.
13. Jitenshaya-san no Takahashi-kun (自転車屋さんの高橋くん) de Arare Matsumushi. Torch/Leed. Panko
14. Sanbyoushi no Musume (三拍子の娘) de Melome Machida. DU Books.
15. Majo o Mamoru。 (魔女をまもる。) de Ebishi Maki. Nemuki + /Asahi Shimbunsha)
16. Sexy Tanaka-san (セクシー田中さん) de Hinako Ashihar. Ane Petit Comic/Shogakukan.
17. Ibitte Konai Gibo to Gishi (いびってこない義母と義姉) de Otsuji. Comic Pool/Ichijinsha.
18. Yubisaki to Renren (ゆびさきと恋々) de Suu Morishita. Dessert/Kodansha.
19. Heartstopper de Alice Oseman. Webtoon.
20. Muteki no Mirai Daisakusen (無敵の未来大作戦) de Fuyuko Kurosaki. Comic Beam/Enterbrain.
Nesse grupo, lembrando que o Shojo Spain postou uma pequena sinopse de cada um dos mangás, Eu fiz um post este ano sobre Majo o Mamoru。, Heartstopper é um BL de uma mangá-ka que não pe japonesa, é a primeira vez que vejo esse tipo de inclusão, Muteki no Mirai Daisakusen é sobre um futuro próximo no qual, para compensar a queda de natalidade se autorizou a poligamia e poliandria no Japão. Yuria-sensei no Akai Ito foi o vencedor do prêmio geral do 45º Kodansha Manga Award e fala de uma mulher de 50 anos que descobre no leito de morte do marido que ele tinha um amante e decide mudar de vida. Yubisaki to Renren é outros dos mais importantes shoujo do momento e tem resenha aqui.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário