Chie Shinohara, uma das minhas autoras favoritas de mangá, iniciou sua carreira em 1981 na revista Coronet, na qual publicou um mangá chamado Akai Densetsu (赤い伝説) para ocupar o espaço de outro mangá-ka que tinha atrasado a entrega do material. Seu primeiro sucesso foi o mangá de terror Yami no Purple Eyes (闇のパープル·アイ), publicado entre 1984 e 1986 na Sho-Comic, e que teve dorama, série de light novels, music vídeo e recebeu o Shogakukan Manga Award na categoria shoujo em 1987. De lá para cá, Shinohara ganhou vários prêmios por seus mangás, fez ilustrações de livros, escreveu light novels e ainda dá aulas em uma universidade. Ao todo, estima-se que seus mangás tenham vendido mais de 55 milhões de volumes.
A maioria de seus mangás saíram em revistas shoujo, mais recentemente ela vem publicando josei e seu mangá atual se chama Yume no Shizuku, Ougon no Torikago (夢の雫、黄金の鳥籠), e se passa no Império Otomano do século XVI, e está chegando ao seu final no ano que vem (*resenha aqui*). Os gêneros favoritos são o terror, o drama psicológico e o histórico. O traço de Shinohara pode não ser tão elaborado, mas ele é bonito, elegante, dinâmico e desenha todo tipo de cena que ela se propõe. Eu fiz resenha de todos os 28 volumes de sua série Anatolia Story (天は赤い河のほとり) aqui no Shoujo Café. Basta clicar na tag.
Esses dois mangás da autora se passam na atual Turquia, Anatolia no século XIV a.C. e Yume no Shizuku, Ougon no Torikago no governo de Suleimão II, o Magnífico. Yuri, a mocinha de Anatolia, é uma personagem fictícia, uma menina japonesa que viajou no tempo, mas a protagonista do outro mangá é Roxelana, uma das mulheres mais poderosas de sua época e da história do Império Otomano. Recomendo muito os dois, há similaridades entre eles e muitas diferenças, também. Há uma entrevista no Comic Natalie com a autora em que ela fala da sua paixão pela Turquia e como gosta de viajar para este país.
Enfim, segundo o site Biteki, a edição de janeiro da Petit Comic trará um booklet especial celebrando a obra da autora, com informações, entrevistas, imagens de suas obras principais, tudo o que a gente gosta. Produtos especiais comemorando a obra da autora, e todas as imagens que a matéria traz são de Anatolia Story, estarão à venda. As que trazem a assinatura da autora são mais caras. Foi o que eu entendi.
Já no Comic Natalie, temos a informação de que os produtos que estão no Shogakukan PAL SHOP são os primeiros, outros ainda virão.
Como as comemorações começaram em dezembro, imagino que teremos novidades para o ano que vem. Mais produtos, uma nova montagem de Anatolia Story do Takarazuka, talvez, o anúncio de uma animação. As obras da autora foram muito pouco adaptadas para outras mídias e nem estou falando das históricas, como Anatolia e Yume no Shizuku, Ougon no Torikago, mas dos mangás que se passam no Japão contemporâneo mesmo. Enfim, vamos esperar. Abaixo, um vídeo contando a história de Yume no Shizuku, Ougon no Torikago.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário