Estou com esta matéria do ANN aberta aqui faz tempo, e gostaria de comentar alguma coisa sobre ela. Segue o texto do ANN traduzido:
"A Japan Magazine Publishers Association (JMPA) revelou que a circulação impressa da revista Weekly Shonen Jump da Shueisha caiu para 1.371.818 cópias durante o período de julho a setembro de 2021. Há um declínio constante na circulação da revista pelo menos nos últimos oito anos, para quase metade do número de janeiro a março de 2014 de 2.715.834. A circulação de impressões semanais da Shonen Jump caiu para menos de 2 milhões em 2017, para 1.915.000. A circulação impressa caiu abaixo de 1,6 milhão durante o período de janeiro a março de 2020 para 1.572.833, e depois caiu abaixo de 1,5 milhão para 1.475.000 durante o período de outubro a dezembro de 2020. A circulação recorde da revista foi de 6,53 milhões em 1994."
Faz tempo que as vendagens das antologias estão em queda. Normalmente, observo as revistas shoujo e josei e nunca tinha lido nada sobre a Shounen Jump. O fato é que parece que os japoneses e japonesas estão preferindo ler as antologias no celular, ou não ler mesmo. Não se trata de declínio da leitura de mangás, mas de uma migração para formatos digitais e a compra em papel somente dos encadernados que se quer colecionar. Apesar do título, eu realmente não acredito no desaparecimento das revistas de papel, mas que as versões digitais, e várias revistas tem as duas versões, ou as plataformas e aplicativos de leitura de mangá ganhem cada vez mais espaço. E para quem quiser saber o que estava impulsionando as vendagens da revista em 1994, a resposta é Dragon Ball (ドラゴンボール).
1 pessoas comentaram:
Mais do que Dragon Ball: Slam Dunk.
Slam Dunk no Japão é mais popular que Dragon Ball. Tanto em vendas por volume quanto em audiência do anime.
Em 1994, Slam Dunk era o título mais popular da Jump junto com Dragon Ball e Yuyu Hakusho.
Postar um comentário