Deveria ter postado esta resenha ontem, porque o capítulo #10 já saiu e, inclusive, fugiu de focar em mais uma menina, nesse caso Sawa Sugimoto. Tive que fazer outras coisas (*estava pesquisando para o próximo Shoujocast e cuidando das minhas aulas de História*) e atrasei minha resenha, mas, conforme me propus, comentarei cada capítulo de Kageki Shoujo!! (かげきしょうじょ!!).
O capítulo que estou comentando tem como protagonistas as gêmeas, Chika e Chiaki Sawada, as duas julietas, além dos preparativos para o undokai (運動会), aquele dia de competições esportivas escolares que sempre vemos nos animes e mangás. No caso da escola do Kouka, a tal competição acontece de dez em dez anos e com a participação das atrizes atuais e das veteranas, atrizes mais velhas, que continuam atuando sem estarem ligadas a alguma trupe, ou são parte da direção da escola e/ou do teatro.
A interação com essas atrizes veteranas é interessante. Duas em particular, uma otokoyaku e uma musumeyaku, tem mais cenas, desde as engraçadas, como Sarasa tentando descobrir a idade de uma delas pelas pistas, porque é uma descortesia falar dessas coisas, até as realmente importantes para o capítulo. A musumeyaku está ligada ao próprio desejo das gêmeas de seguirem carreira no Kouka.
Pois bem, ainda não consigo distinguir as gêmeas, mas o fato é que deve ser muito difícil ter uma gêmea idêntica e ambas almejarem a mesma carreira, em especial, uma tão competitiva quanto ser atriz do Kouka. Como já tinha sido dito antes, Chika tinha passado de primeira para o Kouka, a irmã não conseguiu. Neste episódio #9 vemos os acontecimentos. Chiaki faz greve de fome, se tranca no quarto e a gêmea aprovada termina aceitando abrir mão de seguir para a escola e voltar a tentar novamente com a irmã. As duas são aprovadas, mas ficam algumas mágoas.
Apesar de Chika ter sido aprovada antes, a irmã tem a personalidade mais espontânea, mais confiante. Ambas ficaram encantadas com a atuação como Julieta de uma das veteranas que estão orientando o grupo, foi isso que as fez desejarem se tornar atrizes do Kouka. Na verdade, há controvérsias, uma apresentação com atrizes gêmeas também deixou as meninas impactadas. O fato é que Chiaki é capaz de falar sobre sua paixão por Julieta, no capítulo #6, ela interpretara o papel no exercício proposto pelo professor de teatro, já Chika, para não ser comparada à irmã e por medo mesmo, cedera o papel para Ai e ficara com a ama de Julieta.
Muito bem, a atriz termina confundindo as gêmeas e Chika reage mal, é grosseira com a atriz veterana, o que rende uma grande saia justa para todo o grupo de alunas do primeiro ano. Mais do que talento, uma atriz do Kouka, além de performar um tipo de feminilidade construída dentro da companhia, precisa ser sempre cortês e respeitar as hierarquias, trata-se do primeiro degrau para quem sonha em ter uma carreira na companhia. Sarasa salva o dia, ainda que não vejamos a cena, mas as gêmeas passam boa parte do capítulo brigadas e tendo que lidar com suas diferenças e inseguranças. A frase que usei no título "transforme sua inveja em ambição" é dita pela veterana que fez Julieta para Chika, quando ela vem se desculpar e abre seu coração.
Foi outro belo episódio de um anime que beira a perfeição. Pontua alto como shoujo (*incluso aí os olhos estrelados de Sarasa*), pontua alto como história, tem personagens cativantes e situações que discutem sentimentos e questões práticas da vida de forma bem razoável e acessível para diferentes públicos. Agora, na reta final, eu gostaria que tivéssemos a surpresa de uma nova temporada anunciada, porque com #11 volumes lançados, mais os dois que serviram de ponto de partida, há muita coisa interessante que poderia ser abordada.
Para fechar o texto, conhecemos todas as top otokoyaku das quatro companhias (Verão, Inverno, Outono e Primavera) e elas impressionam as meninas, em especial, Sugimoto, que chega a ter um sangramento nasal. Como prévia do episódio #10, há um acidente com alguém que deveria ter um papel especial no undokai e Sarasa é escolhida pelas otokoyaku para a função despertando a inveja e a atenção das alunas do segundo ano, em especial, Higiri. Ah, sim! O cabelo de Ai-chan cresceu bastante nas férias. Tentarei fazer a próxima resenha o mais rápido possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos só deu margem para que pessoas mal educadas e covardes decidissem postar comentários agressivos.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo Shoujo Café se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.