Estava mexendo lá no Gooranking e essa imagem, que usei no post, me chamou a atenção. Sabia que teria alguma coisa a ver com shoujo. Vamos olhar. Enfim, eles publicaram uma lista de 30 de agosto com os shoujo mais vendidos do Amazon às 16h. Por que esse horário? Não sei. De resto, a lista publicada tem somente cinco mangás, comentários após a lista:
1. Kageki Shoujo!! #1 (かげきしょうじょ!!)
2. Natsume Yuujinchou #27 (夏目友人帳)
3. Hakushaku Reijou wa Kenen no Naka no Elite Kishi to Kyousei-teki ni Tsugai ni saserareru #1 (伯爵令嬢は犬猿の仲のエリート騎士と強制的につがいにさせられる 連載版)
4. Mystery to Iunakare #9 (ミステリと言う勿れ)
5. Maji de Tsukiau 15-funmae #1 (マジで付き合う15分前)
Vamos lá! Kageki Shoujo!! está com anime no ar e isso deve estar empurrando as vendas do mangá. Espero mesmo que o suficiente para nos darem uma segunda temporada, ou um movie. Natsume Yuujinchou é um fenômeno do shoujo mangá, do tipo que estoura a bolha e tem várias temporadas animadas de TV, além de especiais e filmes.
Mystery to Iunakare e Hakushaku Reijou wa Kenen no Naka no Elite Kishi to Kyousei-teki ni Tsugai ni saserareru são josei. O primeiro tem dorama previsto para janeiro. Por que josei nessa lista? Porque, às vezes, os japoneses não separam mesmo. Há quem defenda, inclusive, que essa separação, essa nomenclatura, é muito mais usada no Ocidente do que no Japão. Por isso, ainda é comum que nas premiaçõe japonesas, mangás josei levem o prêmio de melhor shoujo e na categoria geral, quase nunca apareçam, o prêmio vai, via de regra, para um mangá seinen.
As primeiras revistas para mulheres começaram a aparecer na virada dos anos 1970 para os 1980 com o nome de lady's comic (redisu), a maioria tinha forte conotação erótica. Mais tarde, outras revistas adultas apareceram e josei passou a ser usado para a demografia. Mais tarde ainda, veio o TL (Teen Love) que tem tantas revistas que é outra demografia para mulheres adultas, essa, sim, com um conteúdo que sempre tem erotismo e até pornografia. Antes das primeiras revistas josei/lady'scomic/whatever, mulheres adultas que liam shoujo, liam as revistas para meninas mesmo, que terminavam por trazer material que, hoje, talvez não estaria lá. A revista shoujo mais adulta era a Seventeen, mas era somente isso. (E para os desocupados, não, eu não estou escrevendo isso para confirmar a mentira que vocês inventaram de que eu defendo que A Rosa de Versalhes não é shoujo. Vocês é que leem o que querem mesmo.)
Concluindo, pelo que investiguei, Maji de Tsukiau 15-funmae não é shoujo. Sai em uma revista chamada Pixiv Ace da Kadokawa. Revista com "Ace" no nome, normalmente, é seinen. É mangá de romance? É, mas não é shoujo, ou josei. O Gooranking errou aqui. Queria saber quem estava em sexto lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos só deu margem para que pessoas mal educadas e covardes decidissem postar comentários agressivos.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo Shoujo Café se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.