Eu estava dando aula quando aconteceu o massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo. Lembro exatamente onde estava, tínhamos uma sala de multimídia, na época não tínhamos TV nas salas de aula, e aproveitei para olhar a internet. Fiquei perplexa, comentei com os alunos e alunas, não tínhamos muita informação, só a ideia do horror que deveria ser. Saí do trabalho e, ao chegar em casa, me inteirei dos fatos. Fiz vários posts para o Shoujo Café, o último deles comentando diretamente o massacre em 2013. Lá há os links de todos os textos anteriores.
Sim, já se passaram dez anos que um misógino planejou e executou um massacre em uma escola pública em Realengo estimulado por grupos de internet. Faz dez anos que a imprensa ignorou solenemente que se tratava de um ataque feminicida e me saiu com explicações como "Meninas correm menos" e "Meninas sentam na frente", mesmo com os sobreviventes sendo enfáticos em dizer "Ele escolhia as meninas bonitas." "Nas meninas, ele atirava para matar.". Quando comentei isso aqui, um cretino que ficava stalkeando o Shoujo Café me acusou de estar "fazendo pouco caso" dos meninos mortos. 😉 Talvez, ele leia isso, porque velhos hábitos, nunca morrem. Precisou um jornalista do Sul do país, um sujeito super reaça, dizer com todas as letras que foi FEMINICÍDIO para que a palavra entrasse na ordem do dia. Denunciar que um crime tem motivações racistas, misóginas, ou o que seja, não significa fazer pouco caso das vítimas que não se enquadravam no alvo principal do assassino.
Nesta data homenageamos as vítimas, os que tiveram suas vidas ceifadas, os que ficaram vivos, mas com sequelas e traumas, foram 22 feridos no total, e nos solidarizamos com todas as famílias. Que esse horror não volte a se repetir, que Realengos e Suzanos (*sim, não podemos esquecer, também*)
Milena dos Santos Nascimento, 14 anos
Larissa Silva Martins, 13 anos
Géssica Guedes Pereira, 15 anos
Bianca Rocha Tavares, 13 anos
Ana Carolina Pacheco da Silva, 13 anos
Mariana Rocha de Souza, 12 anos
Samira Pires Ribeiro, 13 anos
Larissa dos Santos Atanásio, 13 anos
Karine Chagas Oliveira, 14 anos
Luísa Paula da Silveira, 14 anos
Rafael Pereira da Silva, 14 anos
Igor Moraes da Silva, 13 anos
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário