Hoje cedo, em um dos grupos do Facebook sobre séries e filmes históricos que eu acompanho, alguém decidiu iniciar uma série de posts sobre os atores que ficaram mais elegantes em filmes de época. O primeiríssimo post foi com ele, Christopher Plummer. A foto, claro, era de A Noviça Rebelde (The Sound of Music). Mais tarde, conversando sobre indicações às premiações de cinema este ano com um amigo e colega de trabalho comentamos que o in memoriam do Oscar teria uns 40 minutos. Eu não esperava que Plummer fosse estar nele.
Christopher Plummer era o mais velho vencedor do Oscar a estar vivo, com 91 anos, segundo consta, ele partiu de causas naturais. Morreu em casa ao lado da esposa, Elaine Taylor. O ator canadense começou sua carreira nos anos 1950, mas a fama veio com o musical A Noviça Rebelde, no qual Plummer interpretava o Capitão Von Trapp, um homem bem mais velho que ele, porque o ator tinha somente 35 anos quando das gravações. O ator demorou muito a fazer as pazes com o filme, em parte por se sentir ofendido por ter sido dublado nas músicas.
Mas Christopher Plummer fez muitos papéis em filmes sérios e em produtos da cultura pop, além de alguns filmes ruins, quem nunca? Ele foi um excelente Sherlock Holmes em Assassinato por Decreto (Murder by Decree), fez um vilão klingon, o General Chang, no sexto longa de Jornada nas Estrelas. Plummer ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante aos 82 anos por Iniciantes (Beginners), em 2010, tornando-se o mais velho vencedor do prêmio e foi indicado aos 88 anos por Todo o Dinheiro do Mundo (All the Money in the World), sendo a pessoa mais velha a ser indicada em uma categoria de atuação. Plummer é também um dos poucos atores a conseguir o que os americanos chamam de "Tríplice Coroa", porque ganhou prêmios Oscar, Emmy e Tony por atuação.
Espero que Plummer tenha realmente partido em paz e satisfeito com sua vida e carreira. Ele fará falta, eu não queria que ele tivesse ido no meu aniversário. Revi A Noviça Rebelde no ano passado e, bem, ele estava perfeito no filme e os gifs dele rasgando a bandeira nazista é mais do que adequado em nossos dias.
1 pessoas comentaram:
Mano q chato, soube agr pouco disso.
Ótimo site esse sério.
Postar um comentário