Vamos falar de boas iniciativas? Pois bem, elas também existem nesses 16 dias de campanha pela eliminação da violência contra as mulheres. Pois é, o Japão é conhecido pelo bullying, em japonês, ijime, que pode ter vários graus de violência, desde xingamentos, isolamento da vítima, até estupro, agressões físicas de vários tipos. Como os japoneses são pressionados a se enquadrar, a vítima muitas vezes não pede socorro, ela engole sua dor, ela se culpa, deve haver algo de errado com ela, ela se mutila, abandona a escola, ela comete suicídio. Essas notícias volta e meia aparecem em jornais japoneses e oferecem farto material para os mangás. Vitamin (ビタミン), publicado aqui, é sobre isso. Se publicassem Life (ライフ), da mesma autora, o quadro seria ainda mais amplo.
Enfim, a propaganda da Nike tem como foco as meninas birraciais. Elas sofrem bullying por serem 'hafu" de half (metade), mestiças, portanto. De bocham delas, as agridem, é mostrada uma mãe recriminando a filha por não se esforçar para se encaixar. Em dado momento, uma delas aparece admirando a tenista Naomi Osaka e aparece a pergunta que fizeram para a atleta "Então, você é americana, ou japonesa".
A propaganda vai se encaminhando para mostrar o quanto o esporte, no caso o futebol, pode dar força e unir essas meninas. Elas podem ser agentes de mudança, esta é a mensagem, apesar de todas as adversidades. É bonita a propaganda. Mesmo sem saber japonês, ou inglês, há legendas, há como entender.
O Sora News, que publicou uma matéria sobre a propaganda mostra que muitos japoneses a elogiaram, mas que outros ficaram indignados com o que imaginam ser uma difamação. "Não há bullying no Japão!", um escreveu. No momento em que o SN publicou a matéria, havia mais de 18 mil dislikes para 17 mil likes. Agora, a onda virou, são 42 likes e 27 mil dislikes. Vou baixar a propaganda antes que apaguem.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário