Já falei de Anne Lister (1791-1840) no Shoujo Café outras vezes (*Exemplo*), trata-se de uma mulher que viveu da forma que quis a sua vida na Inglaterra do início do século XIX. Rica, ela foi uma mulher de negócios bem sucedida que tinha terras, investia em mineração, na indústria e em tudo mais que pudesse lhe dar lucro. Ela era excêntrica e sempre se vestia de preto usando uma roupa que misturava vestimentas femininas e masculinas de seu tempo. Lister fez muitas viagens e registrou seu dia-a-dia em milhares de páginas de diários que eram escritos em código. Ao serem decifrados, eles revelaram não somente aspectos sobre sua vida cotidiana e muitos detalhes de sua vida sexual.
Lister era lésbica, teve muitas amantes e uma companheira, Ann Walker (1803 -1854), que foi sua vizinha por anos e com quem manteve um relacionamento de 1832 até sua morte. As duas chegaram a se casar em uma igreja anglicana. Sim, elas se casaram e, não, isso não deveria ser possível, mas aconteceu. A vida de Anne Lister foi retratada em um filme, he Secret Diaries of Miss Anne Lister, e na recente série da HBO-BBC chamada Gentleman Jack, que deve ter tido sua segunda temporada atrasada por causa da pandemia.
Pois bem, segundo o Halifax Courier, foram encontrados fragmentos de diários que estudiosos da obra de Anne Lister acreditavam ser mais uma parte desconhecida de seus escritos. Os documentos tinham sido organizados dez anos atrás e foram revisitados depois do fim do lock down e da abertura dos arquivos. O exame mais atento revelou, que o diário, um dos vários documentos, era de Ann Walker e cobria um ano de sua vida com Lister. Os escritos de Ann Walker não estavam cifrados, ainda que trouxessem alguns códigos para se referir, por exemplo, à Lister. Trata-se de uma grande descoberta, porque possibilitará um estudo de uma relação entre mulheres tendo relatos das duas parceiras. Como há outros escritos nesse lote, talvez, outros escritos de Walker ainda sejam descobertos.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário