O Sora News trouxe uma matéria sobre uma propaganda da Pantene que está emocionando os japoneses, nela, duas pessoas trans, um homem e uma mulher, contam das ansiedades pelas quais passaram quando começaram a procurar emprego. O conselho para esconderem sua identidade de gênero, se conformando a um padrão esperado de feminino e masculino.
Ao longo da propaganda, além das falas do rapaz e da moça, temos informações sobre as dificuldades encontradas pelas pessoas trans em busca de emprego. Por exemplo, mais de 70% dos entrevistados relataram dificuldades e o cabelo, como ele deve ser apresentado, arrumado, é um dos focos da avaliação.
Ao que parece, um dos momentos cruciais da vida de todo japonês que foi para a universidade é o último ano, quando a pessoa inicia a busca por um emprego. Essa fase pode ser traumática, porque muitas empresas exigem uma conformidade a um dress code específico e pode descartar um candidato somente por aspectos superficiais de aparência. Segundo o SN, a Pantene já tinha feito uma propaganda anterior criticando a pressão para normalizar as pessoas, agando a sua individualidade.
Infelizmente, e não leiam como se eu estivesse falando que isso não pode mudar, essa pressão para se enquadrar, não se distinguir, não ser o prego cuja cabeça de destaca das demais e precisa ser marretado, é típico da cultural nipônica. Enfim, vejam a propaganda, ela é muito sensível.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário