A partir de abril de 2022, a maioridade no Japão será reduzida de 20 anos para 18. O que isso quer dizer? Os jovens japoneses poderão votar, tirar cartões de crédito e seu próprio passaporte. Só que o Sora News aponta que junto com isso, haverá a possibilidade de revelar o nome dos criminosos entre 18 e 19 anos, isto é, a emenda constitucional impactará na lei penal do país.
Uma discussão que o artigo não cobre é sobre a prisão. Até a mudança na lei, jovens de 18 e 19 anos vão para casas de correção juvenil. E agora? Há países, caso da Alemanha, que separam os jovens infratores menores de idade, entre 18 e 21 anos, dos demais. Há discussão para estender essa separação até os 24 anos. O SN trouxe vários comentários do Twitter e, assim como aqui, havia ensandecidos que diziam que a redução deveria ser para 14 anos. No caso deles, o argumento é que a educação só é obrigatória no Japão até essa idade, logo, a partir dos 14 anos, você deveria estar apto para assumir seus atos.
Segundo a matéria, a polícia japonesa tem liberdade de revelar, ou não, a identidade das vítimas de um crime. Há vários fatores envolvidos, mas publicizar o nome do criminoso não é uma escolha. Parece que esse aspecto está em discussão, também. E, claro, algo mais banal, não se sabe o que vai ser das festas de maioridade, eventos importantes e que aconteciam aos 20 anos de idade.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário