A USP vai oferecer um curso de ciências voltados para meninas do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do ensino Médio. A ideia é oferecer para as meninas um vislumbre do Astrominas, projeto do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. As inscrições estarão abertas entre os dias 4 e 20 de maio e o curso, que durará cinco semanas, começa no dia 30 de maio pela internet.
Segundo o site da USP, o objetivo é mostrar para as meninas que elas também podem fazer ciência e que há mulheres cientistas. E vale trazer para cá pelo menos uma citação, a de cientista Daniele Honorato: “A ciência apresentada nas escolas é quase que exclusivamente representada por nomes masculinos. Além disso, todo o processo histórico contribuiu para que os nomes femininos fossem invisibilizados. Sendo assim, é fundamental construir a imagem da ciência de uma forma mais feminina”. E isso não acontece somente na área de exatas, devo ressaltar, em História não é muito diferente.
Enfim, o Astrominas é composto por cientistas da USP em diferentes momentos acadêmicos, de alunas de graduação a doutoras e professoras da Universidade. É coordenado por Elysandra Figueredo Cypriano, professora do IAG, e tem na comissão organizadora Lilian Maria Soja, mestranda do IAG, e as alunas Daniele Honorato, do IAG, Ivanice Avolio Morgado e Marina Izabela, ambas do Instituto de Física (IF) da USP. Há várias voluntárias e pesquisadoras que também participam do projeto. Visitem o site da USP e passem a notícia adiante. O programa do curso está no site.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário