Algumas declarações da diretora do live action de Mulan, Niki Caro deu algumas declarações ao site Digital Spy sobre dois temas, música e Mushu. Enfim, em 2017, fiz um micro post com os comentários da diretora dizendo que ninguém tinha dito que Mulan não teria as músicas, agora, ela confirmou e deu essa declaração ignorante (*no sentido de não saber mesmo*) sobre a ligação entre a guerra e a música. O que disse a diretora:
“Eu pensei nessa adaptação do ponto de vista mais realista, e quem é que canta no meio dA guerra? Os personagens estão em guerra, entre espadas e flechas…”, disse ela. “Não sou contra a animação, não é isso, mas são aspectos diferentes. As músicas são brilhantes e vamos honrá-las de uma maneira muito significativa. Mas eu me concentrei no drama de uma menina que está enfrentando uma guerra como um soldado.”
Antes de falar de guerra e música, quem assistiu Mulan sabe que havia músicas no contexto da guerra e músicas cantadas antes de Mulan fugir e casa. Como resenhei a animação dia desses, repito que não me lembro de animação da Disney que usa tão bem a música para ajudar a contar a sua história. Tudo é interconectado, as músicas humorísticas e as músicas sérias. E Mulan tem poucas músicas cantadas ao longo do filme. São quatro ao todo, fora "True to Your Heart" que só aparece nos créditos.
Música é usada em treinamentos militares até hoje.
Quanto à música e a guerra. Quem observa o treinamento da infantaria, e eu leciono em um colégio militar que está dentro de um quartel, ou vice-versa, ao gosto do freguês, vê que tudo é marcado pela música. Não estou entrando no mérito da qualidade, mas os caras correm cantando. Aliás, este é o sentido de uma das músicas mais legais da animação "I'll Make a Man Out of You" , quando os novos recrutas estão em treinamento e que culmina com a cena do mastro, uma das mais impactantes do filme. Mais adiante, "A Girl Worth Fighting For" é cantada enquanto os soldados estão marchando, como uma forma de distração, eles ficam imaginando que estavam lutando por futuras esposas e namoradas perfeitas. Em Mulan, na animação, ninguém para de lutar para cantar. Mulan não é um filme de Bollywood. Aliás, em um filme indiano, os caras iriam cantar lutando e tudo muito bem coreografado, porque eles sabem fazer as coisas funcionarem.
Músicas fora do filme, mesmo antes da guerra. |
O Haka é usado pelo time de rugby neozelandês para intimidar os adversários até hoje.
De resto, o pessoal deveriam assistir ao vídeo da moça do Pula Muralha, ele é muito mais coerente para explicar os motivos de Mulan, a animação, não ter feito tanto sucesso na China. Em 1998, havia pouquíssimos cinemas. Não foi rejeição cultural, não precisa tornar Mulan um espetáculo (*supostamente*) realista para tentar ganhar os chineses. Quando à Mushu, não vai ter o dragãozinho, porque ele não combina com o tom realista da película. Enfim, que seja, em março, a gente confere. Apesar de ter saído no Digital Spy, vi a matéria primeiro no Cine Pop.
Vai destoar bem dos demais filmes baseados nas animações Disney.
ResponderExcluirE com esse tipo de declaração, capaz de ainda gerar alguma resistência no público.