Em um dos episódios mais recentes de Masha e o Urso, desenho animado russo que começou na internet e faz muito sucesso em vários países, os protagonistas receberam uma visita do Brasil. O nome do episódio, segundo o Estadão é "É hora de trabalhar, mas carnaval é uma vez por ano" e começa com a travessa Masha chegando com um telegrama. Lá está escrito que Rosita, uma amiga brasileira, virá visitar. A ursa que é apaixonada por Michka ouve por alto o conteúdo da mensagem, fica enciumada e vai embora.
Maracas e Rosita... Tão brasileiro como um filme de Hollywood dos Anos 1930-40. |
A fama das mulheres brasileiras, esse deve ter sido o motivo, aliás, o desenho trabalha com uma série de estereótipos sobre o nosso país, alguns deles, como meu marido pontuou, bem datados, com uns 80 anos de idade. 😄 Rosita trabalhou com Michka no circo e é uma ursa magrinha, se comparada com os outros ursos do seriado. Não sei de qual espécie é, aliás, acredito que é uma ursa de óculos. Recebida por uma banda de música, ela já chega sambando e muda a roupa de todo mundo. Michka parece um dançarino dos filmes de Carmem Miranda e Masha a própria artista. No fim das contas, Rosita faz com que todo mundo caia de cansaço, até Masha já estava pedindo arrego.
Masha é a última a cair de cansada, mas cai. |
Aparecem várias referências mais que batidas sobre nosso país, samba, futebol e o Maracanã, praia (Copacabana, surf) e os macaquinhos no centro do Rio de Janeiro. 😝 Já o barco que aparece descendo o Amazonas lembra mais os do rio Mississipi do que os que navegam nos rios da Amazônia. Na mesma matéria, há a participação de uma estudante de pós-doutorado da USP que fala do diálogo da literatura infantil russa (soviética, na verdade) e brasileira, há um desenho animado russo de 1981 que faz referência ao Brasil e tudo mais. Agora, como pontuei, se há diálogo e troca, ela não fica muito evidente nesse desenhinho de Masha e o Urso. Eu adoro a série, ri com o desenho, mas o que eles nos ofereceram é uma pilha de estereótipos dos mais rasos, nada muito diferente, aliás, do que aparece nos desenhos americanos, enfim... O desenho está aí embaixo:
1 pessoas comentaram:
Eu e minha filha adoramos esse episódio!
Postar um comentário