Olha, só por ser Marie Curie, a grande cientista polonesa e primeira mulher a receber um Nobel (*ela recebeu um segundo e sua filha, também*) lida por Marjane Satrapi esse filme já mereceria ser visto. Fora isso, a cientista é interpretada por Rosamund Pike, uma excelente atriz. Irene, a filha da cientista, tem como intérprete Anya Taylor-Joy (A Bruxa), que será a próxima Emma nos cinemas. Sam Riley (Orgulho e Preconceito e Zumbis e Malévola) será o cientista francês e marido de Marie, Pierra Curie. Acho que funciona. E ele está bem bonito de barba. Não é o primeiro filme sobre a cientista, lembro de ter assistido um quando criança sobre o casal Curie, mas estou falando de Marie Curie: The Courage of Knowledge (2016). Radioactive é, no entanto, a primeira super produção sobre a vida da cientista.
Sem previsão de estreia no Brasil, mas as resenhas de Radioactive têm sido positivas (*Ex.: Rotten Tomatoes, Indie Wire*), mais de 70% de aprovação, mesmo que algumas apontem que Satrapi não aborda com a profundidade desejável certos tópicos científicos. Compreensível, mas uma assessoria poderia ter ajudado. Agora, eu tropecei em uma resenha quando procurava saber a data de estréia do filme no Brasil que me fez gargalhar aos montes. E isso faz bem, sabe?
O crítico, porque é um crítico, brasileiro começou elogiando a quadrinista Marjane Satrapi para, em seguida, apontar que a vida de Marie Curie não oferece material suficiente para um longa metragem, salvo para forças uma agenda feminista. Sério, gente, não oferece material suficiente. Fui até a página de resenhas do cara ver o que ele considera excelente. 2 estrelinhas, foi o que ele deu para Radioactive, também, para Lawrence da Arábia e Fale com Ela e outros montes de filmes reconhecidamente muito bons. Agora, cinco estrelas para Piratas do Caribe #25, Retorno da Múmia, Moulin Rouge, Pokemon 4... 😅 Acho que isso credencia Radioactive aos meus olhos mais que qualquer crítica positiva. Não vou passar o link, vocês encontram fácil.
1 pessoas comentaram:
Ficou bem claro que esse crítico não sabe nada sobre a vida de Marie Curie. A vida dela toda foi interessantíssima. Quero muito assistir esse filme.
Postar um comentário