Até uns dois meses atrás, não conhecia a história de Yasuke, o primeiro samurai estrangeiro e negro que se tem notícia, fiquei surpresa com os detalhes da história. Bem, hoje, veio a notícia de que teremos filme sobre sua vida (*essa é mais antiga, mas não tinha visto*) e que ele será interpretado por Chadwick Boseman, o Pantera Negra. Isso, sim, é uma notícia legal!
Enfim, não se sabe se Yasuke era originário de Moçambique (*talvez, pertencesse ao povo macua*), da Etiópia, ou de Angola, tampouco sua data de nascimento. Provavelmente, ele nasceu entre 1555 e 1566. Há discussões sobre seu nome. Seria Yao + suke? Os yao são um povo bantu de Moçambique e suke seria um sufixo masculino. Seu nome também poderia ser uma versão nipônica de Isaque, o que poderia indicar que ele era cristão convertido, ou cristão etíope.
Retrato de Oda Nobunaga, pelo pintor jesuíta Giovanni Niccolo, 1583-1590. |
Yasuke chegou ao Japão no ano de 1579 como assistente do jesuíta italiano Alessandro Valignano. O fato de ser negro chamou a atenção dos japoneses e, em especial, de Oda Nobunaga. Esse daimiô ficou fascinado pelo africano, sua cor, sua altura elevada para os padrões japoneses, e o recrutou como guarda-costas. Yasuke se tornou fluente em japonês e, em 1581, ele se tornou samurai, corria a lenda de que ele tinha a força de 10 homens.
Nobunaga pretendia unificar o Japão, mas não conseguiu vencer algumas resistências. Em 21 de junho de 1582, o general Akechi Mitsuhide se revoltou contra seu mestre, como a vitória era impossível, Nobunaga cometeu seppuku – suicídio ritual. Yasuke se juntou ao filho de Nobunaga, Oda Nobutada. O samurai negro lutou ao lado das forças do herdeiro por um longo tempo, mas ele não conseguiu resistir por mais de um dia, sendo forçado a se matar. Yasuke preferiu continuar vivo, o que, para mim, aponta que ele era cristão. Yasuke ofereceu sua espada para Mitsuhide que o recusou, chamando-o de "fera que não sabia nada". Só que o governo de Mitsuhide durou 13 dias. Yasuke voltou a servir aos jesuítas e nada mais se ouviu falar dele.
Chadwick Boseman é bem talentoso. |
Ainda não há datas para o filme, mas eu fiquei bem empolgada. Espero que seja uma película interessante e que ajude a jogar luz sobre um dos períodos mais conturbados da História do Japão. Aliás, eu adoro esse momento em que Portugal acha que vai incluir o Japão no seu império colonial e, bem, as coisas não funcionam do jeito que nossos colonizadores esperavam... Fora isso, ainda há o papel da Companhia de Jesus, logo, logo, a ordem também seria expulsa do Japão e os cristãos locais viveriam momentos de grande perseguição.
1 pessoas comentaram:
Esperando ansioso por esse filme.
Uma história diferente, com certeza.
Postar um comentário