Jornalismo em quadrinhos é uma vertente das HQs pouco conhecida e que tem como grande expoente o norte-americano Joe Sacco. Se você for procurar, muito do que ele produziu, saiu em nosso país (Palestina, Notas sobre Gaza, Reportagens, Fax de Sarajevo). Maus, de Art Spiegelman, é considerado jornalismo em quadrinhos, também, ganhou o Pulitzer, maior prêmio da área, ainda que eu considere mais como autobiografia.
Enfim, Gabriela Güllich se formou em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba apresentando um TCC em forma de quadrinhos, algo inédito na instituição e acabou ganhando matéria no G1. "Filhas do campo: um retrato em quadrinhos de agricultoras assentadas na Paraíba" foi escrito e desenhado por Gabriela. Segundo o G1, "O trabalho conta a história de Maria das Neves, Dona Luíza e Dona Zélia, mulheres que vivem em terras assentadas no Conde, Litoral Sul da Paraíba, e que tiveram a vida transformada graças ao assentamento de terras - área que era improdutiva e foi distribuída para agricultura familiar."
A jovem abordou temas como reforma agrária, igualdade de gênero e reforma da previdência em 10 páginas. Segundo a matéria, a ideia para o trabalho veio de conversas entre Gabriela e sua avó, que contou sobre sua vida no Paraná e de como criou seus filhos graças à agricultura. Espero que esse material possa se tornar disponível para o grande público um dia. O site da Gabriela Güllich é este aqui.
2 pessoas comentaram:
Muito interessante. Lembra um pouco o estilo do Joe Sacco.
Uma iniciativa muito bacana mesmo. Tomara que fique disponível de alguma forma.
Gostei do traço dela, espero poder ler a obra por completo algum dia.
Adoro jornalismo em quadrinhos, outro autor que está publicando uma série nesse gênero é o Fabien Toulmé.
"A odisséia de Hakim" saiu ano passado na França e espero que seja traduzida para o português em breve, pois é muito boa.
Ela conta a jornada de um refugiado sírio que foi buscando um lugar para viver até chegar na França.
Postar um comentário