Vejam que surpresa! É senso comum que BL (*YAOI*) é material feito por mulheres hetero para deleite de leitoras também hetero que gostam de romances homoeróticos. Quantas vezes eu li isso? Quantas vezes escrevi algo semelhante? Pois bem, o texto do Sora News começa mais ou menos assim, também, para introduzir uma pesquisa feita
O SN publicou um levantamento feito pelo Grupo Yano de Pesquisa, que imagino esteja ligado ou a alguma empresa, ou a uma universidade, com os fãs de BL, estimados em aproximadamente 740 mil no Japão. Acho que deve termais que isso, enfim. Segundo os resultados, a maioria dos fãs de BL está entre os 20-29 anos representando 36,5%; os fãs entre 15-19 anos representam 20% dos fãs. As outras faixas etárias, seriam 40-49 anos (17.6%), 30-39 anos (9,4%), 50-59 anos (8,2%) e 60-69 anos (8,2%). Os gráficos estão no site Business X, que publicou a pesquisa originalmente em japonês.
No meio desse levantamento, o grupo Yano identificou que 30,6% dos consumidores de BL são homens. A pesquisa, no entanto, se omitiu e não questionou a orientação sexual dos consumidores, algo importante. Curioso é que o grupo tinha feito a mesma pesquisa um ano antes e os número de homens fãs de BL era de 17,9%. Foi um crescimento rápido... Outra coisa, são resultados de 2016. O SN ressalta que apesar da pesquisa ter chamado a atenção agora, ela não foi repetida desde então. O SN publicou a pesquisa geral que eles fizeram sobre o público Otaku. Ela saiu em fevereiro. Outra coisa que me intriga é quantas pessoas responderam o tal questionário, não vi dados.
De qualquer forma, vejam como algumas crenças talvez não correspondam à realidade. Se homens leem BL no Japão é por gostarem de BL em si, porque se é material para o público gay que procuram, eles podem pegar mangás Bara, por exemplo. De qualquer forma, queria mais dados sobre isso.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário