Pedi que as pessoas dissessem quais posts do Shoujo Café gostavam mais. Recebi respostas mais na linha "Visito faz tanto tempo que nem sei!". Isso é bom, muito bom, aliás, mas decidi dar uma mãozinha. E, sim, é muito tempo, são muitos posts e posso esquecer de alguma coisa que eu mesma deveria listar. Já escrevi muita bobagem, também, coisas que não escreveria hoje. Mas se alguém não muda nada em 14 anos, certamente está morto. O Oráculo Oráculo foi quem citou um post favorito, a resenha de Shibou to Iu Na no Fuku wo Kite, da Moyoco Anno. Foi uma resenha que fiz para a NeoTokyo, a minah edição do mangá é a italiana, mas há scanlations na internet em inglês e, acredito, até em português. Saiu uma edição americana, também. Mas vamos lá, uma lista de alguns posts importantes e favoritos desses 14 anos:
Textos Gerais:
- Sua Boca Diz "Não", Mas Seu Corpo Diz "Sim"! - Sobre a romantização da violência e do estupro na cultura pop feminina.
- “Shoujo Não Vende” ou parem de encher o saco das editoras! - Esse é um clássico.
- Essa série: As Personagens Femininas Tipo dos Shoujo Mangá: Um Esboço, As Personagens Masculinas Tipo dos Shoujo Mangá: (Mais) Um Esboço e As Personagens Femininas e Masculinas Tipo dos Shoujo Mangá: Uma Atualização.
- A importância do Shoujo de Romance Escolar - Há quem despreze e não compreenda o gênero mai importante dentro do shoujo mangá.
- Reeditando textos antigos: Dia Mundial do Combate a Aids - Outro texto que saiu primeiro na NeoTokyo.
- O que seria de nós sem Osamu Tezuka? Algumas reflexões sobre as contribuições do grande mestre. - Texto que escrevi em uma ação de vários sites no Tezuka Day de 2011.
- Como os Primeiros Japoneses Passaram pelo Brasil ainda na Época da Colônia, ou o que eu aprendi assistindo a Novela Orgulho E Paixão - Sim, a gente aprende assistindo novela.
- Por que as mulheres não podem viajar no tempo? - Desde que escrevi esse texto, algumas coisas aconteceram.
- Recomendação de texto: "Um Elogio aos Filmes Ruins Dirigidos por Mulheres" - Tinha esquecido, mas uma amiga lembrou desse texto.
- O curioso caso de uma mulher que, no século XIII, processou seu médico por estupro e venceu - Um texto delicioso de se escrever.
- Maquiagem em Filmes Históricos ou a Ficção "Embelezando" a Realidade - Escrevi por causa de Elizabeth R, acredito.
- O Desespero das Vítimas de Estupro: Três casos comentados - Um texto que deve ser lido e relido.
- Para quem não entende o que é gênero - Texto didático.
- Evitando o Mansplaining em alguns passos - Outro texto didático.
- Discutir Gênero é importante, nas escolas é fundamental! - Mais do que nunca.
- Confiscaram o Arco-Íris, Para as Meninas só Rosa e Lilás - Ainda sobre a questão.
- Sororidade não é complacência - Porque sei lá quantas vezes já falei de Damares. O vídeo do Jesus na Goiabeira até foi tirado do ar.
- Brasil - Feminicídio ao vivo: o que nos clama Eloá - Dez anos desse crime terrível com complacência do Estado e da Mídia.
- Lembremos do Massacre de Realengo - texto que escrevi dois anos depois do Massacre da escola em Realengo. No corpo do texto há links para os textos da época do crime, em 2011.
- Sobre Devaneios e Três Pragas Literárias - Comentando alguns livros e seriados que eu gosto. é um texto simpático.
- Todos os Shoujocasts antigos, com Lina, Tanko, Tabby, era uma delícia fazer. Eu recomendo particularmente os dois de Orgulho & Preconceito, os sobre adaptações e o sobre Vingança.
- Meu vídeo feliz com a chegada da Rosa de Versalhes. Sim, eu estava emocionada!
Resenhas de Mangá e Anime:
- Magnolia Waltz - Meu mangá favorito de Chiho Saito. Só isso.
- Todas as resenhas de Orange: 1 - 2- 3 - 4 - 5 - 6
- Vitamin - Porque a JBC vem fazendo umas escolhas muito interessantes de séries a lançar.
- Honey & Clover ~Mangá e Anime~: Merece ser lida, relida, assistida, re-assistida, emoldurada.
- Todas as resenhas de Flower of Life: 1 e 2 - 3 e 4
- Todas as resenhas de Ōoku. São 13 ao todo e estão dispersas por aí. Acho que tenho umas resenhas favoritas, as dos volumes 9/10, a dos volumes 5/6 e as dos volumes 2-4. Talvez esteja enganada, é tanto tempo lendo essa série.
- Todas as resenhas de Anatolia Story. Volume #28, usando como ponto de partida, é só clicar na TAG, ou ir voltando.
- Resenha de Kiss & Never Cry.
- Claudine de Riyoko Ikeda - É Riyoko Ikeda, é um clássico e basta.
- Yuri!!! on ICE, um dos melhores animes do ano - a gente esperando o filme até hoje...
- Filme de Sakamichi no Apollon - Tem os links com as resenhas da animação e eu adorei escrever sobre a animação.
Entrevistas:
- "Eu queria que minha mãe admitisse que mangá é uma coisa maravilhosa": Yukari Ichijo fala de sua carreira - Não é bem uma tradução, mas é um texto importante.
- Resumo da Entrevista de Chie Shinohara para o Comic Natalie - Outro esforço para entender o básico.
- Entrevistas com Riyoko Ikeda que vocês podem ler no Shoujo Café - São várias.
- O melhor presente que recebi no Natal: Bate-papo entre Riyoko Ikeda e Hagio Moto - Parte 1 e Parte 2 - Tradução que o Luiz me deu de presente e para o público do Shoujo Café.
- Entrevista com Hagio Moto feita pelo Matt Thorn - Parte 1, Parte 2 e Parte 3 - Tradução que eu fiz para o Shoujo Café, o original estava em inglês.
- Entrevista com as Artistas do Studio Seasons - Parte 1 e Parte 2 - Porque adoro o trabalho sa Sylvia Fer, da Montserrat e da Simone Beatriz.
Livros:
- Comentando o livro "A Guerra não tem rosto de Mulher" - Sobre as mulheres russas na 2ª Guerra Mundial.
- As resenhas dos livros de Hunger Games. Nesse link tem os filmes, também.
- "Os Soldados Judeus De Hitler", uma obra cuja leitura é muito útil em nossos dias - O melhor livro de História que li em 2017.
- Lendo Lolita em Teerã, Um Livro que vem bem a calhar em nossos dias - Um livro que me apresentou vários livros e que tem uma história das mais relevantes.
Filmes e Seriados:
- Cisne Negro - O texto ficou muito bom, ainda que eu não tenha esse filme como favorito.
- Direito de Amar (A Single Man) - Colin Firth deveria levado o oscar por esse filme. É uma das melhores resenhas de filme que eu escrevi. E me fez chorar mais de 15 minutos deposi do filme terminar e muito.
- Mad Max: Estrada da Furia - Junto com A Single Man, acredito que a melhor resenha que fiz para o Shoujo Café. E eu nem queria ver o filme e "Uau!", que filme!
- Comentando Star Trek - Respeitoso e Inovador - Eu fiquei realmente emocionada assistindo esse filme e o texto acompanhou meus sentimentos, eu acho.
- Os Invisíveis - Queremos viver - Filme alemão excelente sobre os judeus que conseguiram viver na Alemanha nazista fingindo que não eram judeus.
- Agnus Dei (Les Innocentes) - Talvez o melhor filme que eu assisti em 2016 e uma resenha que eu sei que ficou realmente boa. Estupro como arma de guerra, sororidade, um grande filme.
- O Confeiteiro - Filme delicioso e o texto ficou muito bom.
- Daniel Deronda (BBC - 2002) - A série é excelente e acredito que a resenha ficou á altura do material.
- Wives and Daughters (BBC, 1999) - Outra série muito querida da BBC que ficou muito boa a resenha.
- Comentando Elizabeth R (BBC/1971) - Melhor representação da rainha Elizabeth na ficção.
- "Eu posso estar no lado dos anjos, mas não pense por um segundo que eu sou um deles": Algumas Considerações sobre Sherlock Holmes - Porque escrevi muito sobre o seriado da BBC.
- Irene Adler é a grande injustiçada nas recentes adaptações de Sherlock Holmes - E escrevi bastante sobre Irene Adler e muita gente apareceu para me xingar. Não que eu me importe.
Telenovelas:
- Castro Alves e o Direito de Amar - Meu poeta favorito, minha novela favorita, um texto amoroso.
- Misoginia na TV e na Imprensa Brasileira: o caso Carminha e outros “causos” - Texto bem sério, porque é uma questão que vem e volta o tempo inteiro.
- Novelando: 'As pessoas confundem feminismo com femismo ou acham que nenhuma mulher pode rebater a outra': Será que é isso mesmo? - Outro texto importante sobre o mesmo tema.
- Por que você não gosta do autor de novelas Manoel Carlos? - Porque viviam me perguntando isso.
- Mais Chamadas de Orgulho & Paixão e Algumas Considerações sobre o (Pre)Conceito contra o Produto Nacional - Porque uma novela baseada em Jane Austen terminou rendendo horrores.
- Orgulho e Paixão e BL: Comentando o Amor de Luccino e Otávio - Porque Luccino e Otávio foram uma das melhores coisas de 2018.
- Vamos Falar de Sexo? Sobre as Mudanças nas Sensibilidades, o Recato das Novelas das Seis E como os Shoujo Barra Pesada Sobrevivem Digitalmente. (*Orgulho & Paixão, duas versões de Sinhá Moça, Tempo de Amar, mangá, história etc.*)- Texto resposta ao moralismo de algumas pessoas.
- Falando de Miriã ou como destruir uma personagem interessante - Novelas da Record destruindo personagens femininas importantes da Bíblia.
- A Terra Prometida, suas mulheres e o pior uso do ferimento do herói possível - A record destruindo personagens femininas, dessa vez, criadas para as suas próprias novelas.
Acho que já deu. Poderia acrescentar mais coisas, mas acredito que já é uma grande amostra daquilo que eu produzo no Shoujo Café. Deve ter ficado muitos textos interessantes de fora, mas acredito que muita gente nem vai dar bola de visitar 1/6 deles. De qualquer forma, espero que seja útil.
1 pessoas comentaram:
Cheguei aqui pelo post sobre os posts importantes! Eu acesso o shoujo café de tempos em tempos, já fui mais assídua. Vou ver se faço um tour por esses posts agora que tô de férias. ^_^ Tô interessada nas análises gerais do gênero shoujo, pretendendo pesquisar melhor sobre a linguagem mesmo. Parabéns pela disciplina e constância com o blog. Eu e minhas irmãs adoramos te acompanhar, já faz parte das nossas vidas a "visão da Valeria" sobre cultura pop e novelas, além dos animes e mangás.
Postar um comentário