Sempre lembramos de Haikara-san ga Tooru (はいからさんが通る) quando falamos de Waki Yamato, para quem não conhece a obra, tem resenha do primeiro filme, aqui, no blog. No entanto, a obra mais importante da autora é Asaki Yumemishi (あさきゆめみし), considerada a melhor adaptação para mangá da Lenda de Genji (Genji Monogatari/源氏物語), o mais antigo romance do mundo, datado XI, e de autoria de uma mulher, Lady Murasaki.
Pois bem, uma exposição com todas as ilustrações em cores de Asaki Yumemishi acontecerá no Metropolitan Museum, em Nova York, entre os dias 5 de março a 16 de junho. A exposição The Tale of Genji: A Japanese Classic Illuminated será a primeira de Yamato nos EUA e a primeira vez que o museu norte-americano irá receber uma exposição de originais de um mangá. Yamato também falará em uma conferência.
Asaki Yumemishi começou a ser publicado na extinta revista Mimi em 1979 e vendeu mais de 17 milhões de cópias. Eu realmente não entendi o que o Comic Natalie fala sobre lançamento da obra em 180 países, imagino que seja o livro original. Houve uma edição bilíngue norte-americana que não foi até o fim da obra.
A Kodansha anunciou a publicação da série em inglês em formato digital. Começará a sair este mês, em tempo para a exposição. Procurei no Amazon e não achei os volumes. Não devo ter feito o trabalho direito, porque é algo que certamente irei comprar.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário