Este iria ser o último post com os links das resenhas do ano, mas tinha tanta coisa sobre novela, que decidi deixar coisa para depois. E nem tudo aqui é resenha, há uns textos aleatórios que tocam em telenovela, junto com mangá, com temas diversos, enfim. Foram muitos posts, porque acompanhei por alto Deus Salve o Rei e O Tempo Não Para, Sinhá Moça, uma das minhas novelas favoritas, foi exibida no Viva e ainda tivemos Orgulho & Paixão. Culpa de Jane Austen esses textos todos. Infelizmente, quando a novela Jesus estreou, não consegui acompanhar a trama e não fiz resenha nem do primeiro capítulo. Merecia pelo menos alguns comentários.
Poucas vezes uma novela me fez passar tanta raiva a ponto de decidir que não veria mais nada dela. |
A gota d'água para mim foi quando Afonso disse que largou o trono na mão do incompetente do imão, porque sabia que ele tinha potencial para ser rei. Não, não foi, ele queria ficar com a ruiva camponesa e que se dane seu povo. A partir daí, não escrevi mais sobre a trama e me recusei a assistir qualquer cena. Da novela pseudo-medieval, os posts foram os seguintes: Comentando os primeiros capítulos de Deus Salve o Rei, Novelando Urgente: Só para esclarecer que Latim demorou para ser língua morta e Deus Salve o Rei é ruim MESMO.
Se a Selena fosse a protagonista, até que poderia ter sido interessante. |
Esse primeiro capítulo foi tão legal... Mas a novela terminou se perdendo. |
Enfim, os textos sobre Orgulho & Paixão foram: Mais Chamadas de Orgulho & Paixão e Algumas Considerações sobre o (Pre)Conceito contra o Produto Nacional (*foi um dos textos mais importantes do ano sobre telenovela no blog, talvez, o mais importante), Comentando os dois primeiros Capítulos de Orgulho & Paixão, Novelando Urgente: Mais algumas considerações sobre Orgulho & Paixão e outras coisinhas mais (*Tempo de Amar e Sinhá Moça + Mangá + Orgulho & Preconceito/BBC/1995*), Espalhando a palavra de Jane Austen por aí: um pequeno causo, Mais um texto sobre Orgulho & Paixão. É muita coisa para comentar!, Jane Austen era espetacular, mas não era escritora de ficção científica, não!, Vamos falar de Sexo? Sobre as mudanças nas sensibilidades, o Recato das Novelas das Seis e como os Shoujo Barra Pesada sobreviveram Digitalmente (*Orgulho & Paixão, duas versões de Sinhá Moça, Tempo de Amar, mangá, história etc.*), Como os Primeiros japoneses passaram pelo Brasil ainda na época da Colônia, ou o que eu apendi assistindo a Novela Orgulho & Paixão, Orgulho & Paixão chegou ao capítulo #100 e vai bem, obrigada!, Orgulho e Paixão e BL: Comentando o Amor de Luccino e Otávio, Algumas considerações sobre Orgulho e Paixão - Parte 1 (*não teve a 2*), Três notinhas sobre O Tempo Não Para e Orgulho e Paixão (*Ainda falo de Tempo de Amar no texto*), Divagações sobre Glass Mask (É mais uma desculpa para falar de Orgulho & Paixão, também*), "Orgulho e Paixão" faz disparar procura por livros de Jane Austen nas livrarias, Mais Orgulho e Paixão: Quem me surpreendeu positivamente na novela, Novelando: Meu Último texto sobre Orgulho & Paixão, porque promessa é DÍVIDA!, BBC faz matéria sobre a novela Orgulho & Paixão (*Porque o último texto não foi o último*). Ufa! Só Jane Austen mesmo para eu escrever tanto sobre uma novela. Acho que daria um livro e eu deixei alguma coisa de fora, é certeza.
Com seus erros e acertos, Orgulho & Paixão foi bem legal. |
De qualquer forma, eu fiquei muito grata pela reprise e tenho toda a novela gravada agora. Minha memória, no geral, tinha visto a novela uma vez com 9 anos, estava funcionando bem. Não lembrava de alguns detalhes, mas, em linhas gerais, tinha a trama toda na minha cabeça. Pena que as novelas de época, não as que se assumem fantasia, como Cordel Encantado, que é deliciosa, tenham perdido tanto da sua densidade e cedido às sensibilidades modernas, onde não deveria, ou poderia. Isso vale tanto para novelas globais, como para tramas bíblicas da Record. É um negócio que me dá nos nervos.
Talvez eu reveja todos os capítulos na falta de alguma novela para assistir. |
E houve os posts aleatórios de novela: "O que você acha que Jane Austen pensaria de..." Eu não acho nada!, Novelando: Roda de Fogo vai ser reprisada pelo Canal Viva ou Estão Querendo me Colocar em Modo Nostalgia (*Acabou que o Viva cancelou a reprise*), A Importância da Cultura Pop para a Sociedade em Dois Exemplos, Sobre Transtornos Alimentares em Telenovelas Brasileiras, Post aleatório: Semelhanças entre Candy Candy e a Escrava Isaura, A Bahia Branca vai Invadir sua TV em Segundo Sol, Globo passa uma rasteira no SBT e Éramos Seis não Poderá ser Reexibida pelo Canal, SBT Culpabiliza os Negros pelo Racismo em Novela Infantil, #Lutavio de Orgulho e Paixão no Põe na Roda (+16) , Sobre a reclassificação da Novela Pollyana (*Item 7 do Jornal*).
Rever Sinhá Moça foi uma das melhores coisas do ano. |
1 pessoas comentaram:
Olá! Vim parar em um de seus textos sobre Orgulho e Paixão por recomendação e acabei lendo vários! Muito bem articulados, você descreveu bem pontos fortes e fracos da obra! Não concordo com tooodas as observações feitas mas em geral exprimiu bem várias opiniões que também compartilho!!! Pena eu só ter encontrado os textos agora, queria ter visto mais reviews assim na época mas não os encontrei ahaha... Mas fico feliz que os tenha feito!! :)
Não costumo ver novelas mas sou fã de Austen então acompanhei essa do início ao fim...De fato os autores podiam (deviam!) ter desenvolvido certas histórias e personagens de forma melhor, perderam várias oportunidades, mas como você disse o saldo foi positivo, no geral eu adorei!!! ^^ saudades do novelão
Postar um comentário