A Nissin lançou um cup noodles (*detesto cup noodles*) chamado "hungry to win" (*fome de vencer*) com uma representação em versão anime da tenista Naomi Osaka, campeã do último Aberto dos Estados Unidos, e do tenista Kei Nishikori. A propaganda foi ao ar na última quarta-feira, antes dos jogos de Osaka e Nishikori no Aberto da Austrália. A propaganda contou com o character design de Takeshi Konomi, um dos nomes por trás do anime Prince of Tennis.
Enfim, só que foi um fiasco. A animação colocou Osaka, que é filha de mãe japonesa e pai haitiano, absolutamente irreconhecível. Não se trata a meu ver de simples branquemento, simplesmente, não é possível reconhecer a jovem tenista na personagem da propaganda. A coisa gerou indignação, afinal, branqueamento é prontamente associado ao racismo e, sim, você pode ser racista simplesmente sem perceber, porque você está dentro de uma sociedade que é estruturalmente racista, a Nissin veio a público se retratar. O porta-voz da Nissin, Daisuke Okabayashi, veio a público explicar que não houve intenção de branquemento, mas que a empresa estaria mais atenta a questões de diversidade no futuro. A propaganda foi tirada do ar. A jovem atleta se pronunciou, aceitou as desculpas e disse acreditar que eles acertarão em uma próxima vez.
1 pessoas comentaram:
E vale lembrar que hoje, 26/01/2019, ela se tornou a primeira pessoa asiática a chegar à liderança do ranking mundial com sua vitória no Aberto da Austrália, então sim, vamos mesmo esperar que seus patrocinadores, de agora e do futuro, aprendam a importância de
não só representar, mas celebrar todas as características dessa tenista incrível.
Postar um comentário