Queria comentar alguns pontos das indicações ao Oscar. Primeira coisa, Mirai e Assunto de Família (Manbiki Kazoku) são os principais representantes japoneses na premiação. Nenhum dos dois tem chance. Melhor filme de animação deve ir para o Aranhaverso. Filme em língua estrangeira, a humanidade inteira sabe que vai para Roma. Em ambos os casos, há pouco espaço para erro.
Pantera Negra mereceu. Merecia até mais. |
Outra coisa importante é que Pantera Negra foi o primeiro filme de super-herói indicado ao prêmio de melhor filme. E eu acredito que foi justo. Vi reclamação em relação à ausência do diretor, Ryan Coogler, não foi indicado. Crianças, o filme ter sido indicado ao prêmio de melhor filme foi um grande feito, e as cotas para negros entre os diretores estava ocupada mais que merecidamente por Spike Lee. E quando falo cota, entendam o seguinte, independente da qualidade do trabalho feito, eu DUVIDO que a academia abrirá espaço para mais de um negro, especialmente, em um ano com um latino indicado, Alfonso Cuarón. Enfim, me espanta - na verdade, não, estou sendo irônica - que não tenhamos nenhuma mulher...
Cuarón no páreo de novo. |
Enfim, espero que dois prêmios em especial terminem com o Pantera Negra, figurino e direção de arte. O problema, claro, é que figurino normalmente vai para filme de época e temos A Favorita, um dos grandes filmes na competição com 10 indicações, no páreo. Não assisti A Favorita ainda, não estreou nos cinemas, mas somente Olivia Colman pode tirar o prêmio de Glenn Close. Ambas foram premiadas no Globo de Ouro, só para lembrar. Lady Gaga recebeu indicação, também. Se justo, ou não, realmente não me interessei por Nasce uma Estrela, não sei, mas os fãs dela devem ter amado. E chegamos em Yalitza Aparicio, atriz mexicana indicada por Roma. Ela, que é professora primária, tem uma história belíssima. Espero que brilhe em sua carreira, que não seja somente uma estrela cadente.
Yalitza Aparicio é um dos grandes destaques do ano. |
E Roma, filme mexicano, foi indicado em dez categorias. Melhor Filme, que não deve levar, e Melhor Filme em Língua Estrangeira, que não deve perder. É raro um filme estrangeiro receber várias indicações, mas não é inédito. Agora, o susto é a quantidade DEZ INDICAÇÕES, fora que é o primeiro filme em língua espanhola indicado na categoria Melhor Filme. Como Guillermo del Toro venceu ano passado, será que darão este ano para Cuáron que, aliás, já foi premiado antes? Ele levou em 2014 por Gravidade. Será que é o ano de Spike Lee? Seria mais que merecido. Será que o azarão, o polonês Paweł Pawlikowski, irá receber? Acho que a categoria está bem indefinida, mas posso estar, simplesmente, exibindo a minha ignorância para o mundo.
Quero que Spike Lee ganhe o merecido prêmio e, para mim, Topher Grace, de capinha azul, foi um dos injustiçados das premiações. |
Há quem esteja apostando que o favorito para Melhor Filme é Green Book, filme que vem colhendo muitos elogios, mas críticas cruéis, também. O motivo é que o filme levou o prêmio do Sindicato dos Produtores e em 29 anos, 20 filmes que levaram o prêmio lá, receberam o Oscar. Bem, bem, Houve nove discordâncias, não vejo
Os favoritos do CDGA em suas categorias. Pantera Negra e A Favorita estão indicados ao Oscar. |
Antes do Oscar, que só acontece no final de fevereiro, temos outras premiações. O SAG, o prêmio do sindicato dos artistas, é nesse domingo. Pode reforçar as apostas para melhor ator/atriz e coadjuvantes. Eu realmente queria que o Oscar tivesse premiação para Melhor Elenco, mas não tem. Como estou torcendo por Pantera Negra em figurino, queria ver qual será o veredito do Costume Design Guild Awards (CDGA). Os indicados estão aqui, eles dividem em contemporâneo, época e fantasia/ficção científica. Pantera Negra é o favorito na sua categoria. A premiação do DGA, o sindicato dos diretores, é em 2 de fevereiro e não traz nem o polonês, nem o grego (Yorgos Lanthimos), que estão indicados ao Oscar.
Quero ver se a favorita vale todo o barulho que está fazendo. |
É isso. Na minha listinha de "quero assistir" tenho A Favorita, Green Book: O Guia, Vice, Se a rua Beale falasse, Roma, No Portal da Eternidade (*Afinal, rendeu indicação para Willem Dafoe e eu gosto muito dele*), Assunto de família. Não sei se conseguirei encaixar todo mundo.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário