Ano passado, eu tinha comentado que Sanditon, romance inacabado de Jane Austen, teria um filme para o cinema em 2019. Bem, bem, de lá para cá, algumas coisas foram publicadas e eu não comentei aqui. Pois bem, a não ser que tenhamos duas adaptações em andamento, o que se tratando de Jane Austen é possível (*o meu primeiro post baseado no site Willow and Thatch, que deu até nomes do elenco*), ainda que improvável, Sanditon será uma série de TV.
Não assistiu O&P 1995?! Faça um favor a si mesma e assista! |
Segundo as várias fontes que consultei (*1-2-3-4*), Andrew Davies, roteirista da série Orgulho & Preconceito da BBC de 1995, a melhor adaptação de todas, desculpe se você discorda, é o responsável pela adaptação. Ele tem um vasto currículo e muita experiência em adaptações literárias, só citando: Middlemarch (1994), Vanity Fair (1998), Wives and Daughters (1999), The Way We Live Now (2001), Daniel Deronda (2002), Tipping the Velvet (2002), Sense and Sensibility (2008) etc. O detalhe importante é que a adaptação, desta vez, não será para a BBC, mas pelo concorrente, ITV, que produziu Downton Abbey. As filmagens começam na primavera de 2019 e a estreia será ano que vem mesmo.
A versão "completa" mais famosa de Sanditon. |
Com doze capítulos escritos e interrompido, provavelmente, por causa da deterioração da saúde de Austen, Sanditon trata de uma cidade que aspira se tornar um grande balneário. A protagonista da história é Charlotte Heywood, uma jovem equilibrada, conhecida pelo bom senso, só que caminhando para se tornar uma solteirona, pois tem 22 anos, poucos recursos econômicos. Mas ela já rejeitou alguns pretendentes e as coisas não aprecem muito promissoras para ela... É em cima dessa obra inacabada que Davies vai construir seu roteiro? Não sei se ele vai se basear na versão acabada por Marie Dobbs, sob o pseudônimo de “Another Lady”, em 1975. Este livro, aliás, seria a base para o tal filme para o cinema. Vamos continuar esperando.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário