Anteontem, eu fiz um post sobre o lançamento do mangá Citrus pela NewPop. Em algum lugar do meu texto escrevi que era o primeiro yuri mangá a ser publicado no Brasil. Prontamente, recebi vários comentários avisando que a mesma editora já havia lançado outros dois mangás, Philosophia (フィロソフィア), de Amano Shuninta, e Kuchibiru ni Suketa Orange (くちびるに透けたオレンジ), de Rokuroichi. Eu realmente perdi os anúncios. Desculpem a informação errada, ainda assim, reforço que a NewPop está sendo ousada em um momento de crise editorial.
Kuchibiru ni Suketa Orange |
Vejam bem, ambos os mangás citados são volumes únicos, Citrus tem dez volumes. Lançar um oneshot, ainda mais material que não é famoso, é menos arriscado do que uma série com vários volumes e, provavelmente, com licença mais cara por causa do anime. De resto, os três mangás são da Comic Yuri Hime, o que sinaliza uma parceria da NewPop com a editora, a Ichijinsha.
Imagem do gaiden josei feito 20 anos depois do mangá original. |
De resto, alguém apontou que antes da NewPop a JBC tinha lançado Shoujo Kakumei Utena (少女革命ウテナ) e que o mangá é yuri. Desculpem, Utena é shoujo, saiu em uma revista mainstream e para um público muito jovem, a Ciao. Em nenhum momento sai da linha do que é esperado para um shoujo mangá e as sugestões shoujo-ai/yuri são leves. Para refrescar a memória, Juri, por exemplo, só é lésbica no anime. É a animação de Utena, mais o filme do que a série de TV, que efetivamente se assume como yuri. Ainda assim, convém lembrar que TUDO o que sai na Comic Yuri Hime tem temática lesbiana. TUDO. Ela foi criada para isso.
1 pessoas comentaram:
Citrus está na minha lista de compras para o próximo mês. Alguém recomenda?
Postar um comentário