O Sora News trouxe uma matéria interessante sobre como a vitória de Naomi Osaka no último U.S. Open, tornando-se o primeiro tenista do país a vencer um Grand Slam, despertou discussão entre os japoneses sobre o que é ser japonês de verdade. Já se escreveu muita coisa sobre o racismo dos japoneses em relação aos "hafu", de "half", em inglês, metade, em nossa língua.
No caso de Osaka e sua irmã, que também é tenista de elite, a coisa se torna evidente e incontornável, porque ela, assim como a Miss Japão 2015, tem pai negro. Afinal, basta lembrar que alunos com cabelo natural em tons mais claros que a média do país podem ser constrangidos a tingir seus cabelos para "parecerem" normais. De qualquer forma, deve ser muito difícil para certas pessoas em um país tão cheio de melindres com o tema como o Japão ter que lidar com alguém como Naomi Osaka. Enfim, o SN trouxe tradução de algumas das coisas que foram discutidas no Twitter:
"Ela não parece japonesa."
"Se ela joga pelo Japão, deveria ser, pelo menos, fluente em japonês."
"Todos vocês tem que calar a boca — se ele tem nacionalidade japonesa, então, ela é japonesa."
"O nome dela é japonês, então, para mim, ela é totalmente japonesa."
"Todos esses comentários sobre como ela não é tipicamente japonesa me fazem sentir mal por ela — talvez seria melhor para ela estar jogando pelo Haiti."
"Será que ela preferiria jogar pela América [EUA], um país que a vaiou na cerimônia de premiação."
"Todos esses comentários online me fizeram compreender que o racismo existe em todo lugar, mesmo no Japão."
"Ela trouxe felicidade para o Japão — isso não é suficiente?"
Enfim, não há consenso sobre o que torna alguém japonês, mas como eu supunha quando escrevi sobre Osaka semana passada, a vitória inesperada da moça, seu destaque em manchetes internacionais, fez com que os japoneses parassem para refletir. Se isso trouxer algum progresso para a discussão, acho que é o suficiente. De resto, queria muito mesmo que essa menina de 20 anos conseguisse chegar ao topo, ser a primeira do ranking.
E, por favor, cadê os mangás [sobre ela]? Será que ela já deu entrevista falando que alguma série de mangá, ou a anime a inspirou? Porque o maior tenista japonês antes dela, Shuzo Matsuoka, disse em várias entrevistas que ele decidiu ser tenista graças ao shoujo anime Ace wo Nerae! (エースをねらえ! ). ele treinou os atores e atrizes que participaram do dorama da série em 2004. A maior série sobre tênis da história do mangá e meu anime favorito de todos os tempos. Os acordes iniciais do Shoujocast vem da abertura da série original (1973-74).
P.S.: Para o antigo desafeto que voltou a deixar comentários maldosinhos no blog, eu não os publicarei. cara, mais de dez anos de obsessão? O que é isso, garoto?! E eu sei que você leu direitinho. Eu não estou exigindo nada da moça, estou querendo que façam mangás SOBRE ELA, ou sobre tênis. E estou curiosa em relação à ela.
P.S.: Para o antigo desafeto que voltou a deixar comentários maldosinhos no blog, eu não os publicarei. cara, mais de dez anos de obsessão? O que é isso, garoto?! E eu sei que você leu direitinho. Eu não estou exigindo nada da moça, estou querendo que façam mangás SOBRE ELA, ou sobre tênis. E estou curiosa em relação à ela.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário