Não pretendo falar de política partidária, nem de eleição, mas como o assunto é educação e quadrinhos, decidi comentar este causo. Pois bem, certo candidato de extrema direita brasileiro que não deve ser nomeado, brandiu o livro “Aparelho sexual e Cia” de ZEP e Heléne Bruller durante sua entrevista ao Jornal Nacional na terça-feira passada. A acusação feita é que o livro faria apologia à pedofilia e seria parte do "kit gay", nome pejorativo dado às cartilhas de combate à homofobia, que o MEC pensou em mandar para as escolas públicas. Pois bem, o livro, que estava esgotado fazia tempo, atingiu um preço astronômico nos sebos. Falou-se em R$230, mas eu acabei de encontrar na Estante virtual por TREZENTOS REAIS. Já houve quem encontrasse por 500, segundo um link que encontrei.
Quando vi a capinha do livro a primeira vez, ele já tinha sido mostrado pelo deputado federal em uma entrevista a um apresentador do SBT que também não será nomeado, reconheci uma personagem dos quadrinhos franceses, Titeuf. A personagem, muito famosa na França e em outros países, é o protagonista do livro e os autores eram casados à época do lançamento. Enfim, o livro não é para crianças pequenas, mas recomendado para pré-adolescentes e adolescentes. Trata-se de um material com o intuito de oferecer educação sexual, algo importante para que uma criança, ou adolescente, possa se defender de situações de abuso e assédio, além de tratar de questões básicas para quem está crescendo, como sentimentos e outras coisas importantes. O Ministério da Cultura comprou 28 exemplares em 2011, destinados a bibliotecas públicas e foi somente isso. O candidato, claro, continua batendo fé de que todo mundo mente, menos ele.
Durante toda a semana foi um rebuliço, gente explicando o livro, gente atacando a editora, gente indignada, jornais e sites franceses comentaram e debocharam do incidente (*Exemplos: 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8*), Heléne Bruller comentando o incidente com bom humor e por aí vai... E eu pensando, a Cia das Letras vai ser muito tola se não aproveitar para relançar o livro e, bem, a editora vai fazer exatamente isso. Então, se você está curioso, não gaste seu dinheiro comprando o livro por um preço extorsivo em um sebo, ele deve sair e não deve sair por mais de 50 reais. Como o mercado editorial brasileiro está em crise, esse tipo de oportunidade não pode ser perdida MESMO! Mas vi um programa no Youtube que comentou muito bem a questão, então, deixo a recomendação do vídeo aí embaixo:
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário