Em 2017, a mangá-ka Mariko Kikuchi publicou na revista seinen Champion Cross o mangá You to Bakemono ni Naru Chichi ga Tsurai (酔うと化け物になる父がつらい). A editora francesa akata comprou os direitos e o mangá em um volume foi lançado na França com o título de Mon père alcoolique et moi. A campanha de lançamento traz um encarte, ou cartaz, não sei, com a frase "Quantas famílias terão que ser destruídas pelo álcool?"
Trata-se de uma obra autobiográfica na qual a autora narra sua experiência cotidiana com o pai alcoólatra e do impacto que essa situação terrível teve na sua vida, na de sua família.
Ao que parece, o mangá trata de questões que são silenciadas, da vergonha, da violência contra as mulheres e crianças, da hipocrisia, da pressão da sociedade... O mangá acompanha a relação pai e filha desde a primeira infância da autora.
As mulheres, quando se dispõe e tem a oportunidade, de fazer quadrinhos tendem a olhar para essas questões cotidianas, íntimas com muito mais cuidado que os homens. Não há nada de natural nisso, não é o que estou dizendo, mas as autoras de mangá destacam-se bastante exatamente por isso, não há tema limite e tudo é tratado com muita humanidade. Enfim, é o tipo de material que nunca sairá por aqui. A nota estava no Manga Mag.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário