Estava traduzindo a nota do Comic Natalie sobre a segunda temporada de Aggretsuko (アグレッシブ烈子) e descobri que Sanrio fez uma enquete sobre qual seria a sua personagem favorita. No Japão, Aggretsuko ocupa o vigésimo lugar, mas, no Brasil e no Rino Unido, a pandinha vermelha é a favorita. Meu marido me explicou e eu não me lembro direito dos detalhes, mas os kanjis utilizados no nome da protagonista sugere "raiva" e a protagonista desconta sua frustração cantando heavy metal em um karaokê.
Eu nunca comentei Aggretsuko, mas trata-se de um anime delicioso, que usa do recurso da antropomorfização de animais, para contar de forma bem humorada as experiências de uma pada vermelha, Retsuko, de 25 anos, no escritório em que trabalha. Machismo, sapos que a gente tem que engolir no trabalho, competição, problemas do coração, a relação com as amigas, tudo é mostrado em episódios curtinhos. A série original passou na TBS entre abril de 2016 e março de 2018. A que eu assisti foi produzida para a Netflix e estreou em 2018. A nova temporada chega em 2019 e o videozinho abaixo é para comemorar o anúncio:
Aggretsuko é, talvez, o anime mais josei da temporada, mesmo sem ser, que fique claro. Ele não é propriamente feminista, mas está antenada com as questões que nós, feministas, discutimos. E Aggretsuko apresenta de forma muito inteligente os dramas das mulheres no ambiente corporativo japonês. Alguns deles podem ser encontrados em qualquer lugar do mundo, daí, fácil se identificar com Retsuko. Eu gosto, particularmente, das duas amigas mais velhas da protagonista e que, de uma forma ou de outra, conseguiram chegar à postos de prestígio, ou pelo menos respeito, dentro da empresa. Elas são o ponto de apoio da protagonista.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário