Uma companhia japonesa de viagens, a DeNA Travel Co., fez uma pesquisa com 882 japoneses, homens e mulheres entre 10 e 70 anos, para saber quais os filmes, livros e mangás que os estimularam a viajar. A lista dos mangás é a seguinte:
1. One Piece (ワンピース) - 22 votos
2. Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) - 20 votos
3. Ouke no Monshou (王家の紋章) - 15 votos
4. Dragon Ball (ドラゴンボール) - 11 votos
4. Oishinbo (美味しんぼ) - 11 votos
6. Golgo 13 (ゴルゴ13) - 8 votos
6. Nodame Cantabile (のだめカンタービレ) - 8 votos
8. Uchuu Kyoudai (宇宙兄弟) - 6 votos
8. Tetsuan Atomu (鉄腕アトム) - 6 votos
10. Hana Yori Dango (花より男子) - 5 votos
No top 10 temos três shoujo, dois deles clássicos, e um josei. A Rosa de Versalhes já é famosa por ter multiplicado o turismo de japoneses na Áustria e na França. Ouke no Monshou tem uma protagonista que vive no século XIV a.C. e bate calçada por todas as nações daquela época, começando pelo Egito e pelo reino dos Hititas, passando por Creta e pela Mesopotâmia e além. Já Nodame Cantabile, bem, parte do mangá se passa na Europa, em Paris, especialmente. E Hanadan? Só lembro de duas viagens nesse mangá, uma para Nova York e outra, lá nos finalmentes, quando Shizuka se casa em Paris... Queria até saber por qual motivo escolheram Hana Yori Dango.
Das outras listas, só vi o que estava em destaque mesmo, ia ser muito custoso tentar traduzir. O filme A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday), com Audrey Hepburn e Gregory Peck, está no topo da lista dos filmes e, também, dos que inspiraram os japoneses a quererem visitar um lugar específico. Curiosamente, o segundo filme que inspirou os japoneses a viajarem é Guerra nas Estrelas... Já nos livros, em primeiro lugar está Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie, que é o segundo da lista das obras que inspiraram os japoneses a querem visitar um lugar específico. Já o segundo lugar dos livros que estimularam os japoneses a viajarem está O Código Da Vinci. Lembro que na época do auge do livro e do filme, ele teve um efeito bem grande entre os norte-americanos, também.
1 pessoas comentaram:
Me surpreendi com ausência de CDZ na lista !
Postar um comentário